domingo, 30 de outubro de 2011

A língua em estado de coma

Há muito tempo atrás, pelo mau uso que se fazia da língua, essa entrou em estado de coma. A população ficou atônita: “como falar agora?” “Expressar nossas ideias, se a língua está em coma?”

Os linguistas, então, vieram investigar porque isto ocorreu. E investiga daqui, investiga dali: a conclusão foi que a língua estava sofrendo um grande empobrecimento pela total falta de experiências para serem depois simbolizadas pela fala.

A partir de então, o novo lema era: “vamos salvar a língua”! Não que só o padrão culto é digno de ser chamado de certo, mas...

A primeira prescrição terapêutica da língua era: leia pelo menos um capítulo do seu livro predileto todos os dias. Faça imersões culturais. Renove o vocabulário. Com essas três pequenas prescrições a língua já estava dando sinais expressivos de melhora. Agora cabe a você, fazer isso na sua própria vida, para que a língua não entre em coma novamente.
 Margareth Sales




Um comentário:

  1. Quem dera se todos tivessem acesso a essa prescrição! A língua, a boa cultura e tudo que é verdadeiramente edificante se tornou muuuito difícil, infelizmente. O fácil, o R$1,99 são a "onda" dos últimos tempos...

    ResponderExcluir