terça-feira, 26 de abril de 2011

Um lugar melhor





É da natureza humana buscar-se um lugar melhor, um convivívio com a natureza, com algum lugar antigo significativo dentro de nossa memória. Não importa, a questão aqui é a busca por algo que não se tem para algo que se deseja. Há um princípio psicológico envolvido, ou vivemos sempre desejando algo que passou ou suspirando por algo que não foi vivido ainda. Uma coisa ou outra por vezes é um eterno viver sem saber o porquê ou procurando sentido em algo que não se possui para justificar a vontade de não amadurecer.

Não viemos para passar pela vida simplesmente sem saber para quê, acredito que se estamos aqui há uma missão implícita nesse viver. E sei que uns vão abraçar essa missão e outros vão culpar, apontar, se ressentir e não tomar atitudes, o que pressupõe uma vida medíocre e sem sentido. 

Aquele que passa pela vida sem saber o porquê deveria ser o verdadeiro “loser”, de acordo com a semântica dos seriados e filmes americanos. O que eu quero dizer é que não se é perdedor porque não se tem a família perfeita, porque alguns “resolveram” colocar na Páscoa o seu nome no Judas. O conceito de perdedor se encontra mais no fato, de viver sem saber porquê e, em consequência, cobrar do outro que faça a sua vida ter sentido para você mesmo.
 
Essas pessoas que buscam sentido na vida dos outros, podem ser chamados de parasitas e possuem comportamentos identificáveis, são crianças crescidas, lembrando que como não são mais crianças, não são bonitinhas também como elas. São pessoas que arrumam confusão e esperam que você a tire dela, riem quando são confrontadas, no fundo, achando muito bonitinho o comportamento. Não se importam, se magoam, se fazem sofrer, se aumentam a pressão arterial da família o importante é botar o circo na estrada e dar o seu show. Outras dessas pessoas são aquelas que tiveram filhos somente porque acharam que o filho iria suprir o amor que nunca lhe dedicaram e passam a vida assim, manipulando, cobrando, exigindo daqueles à quem nunca ofereceram amor de verdade. Como se amor fosse comprado com manipulações, pena sim, pode-se ter isso com a manipulação, amor é gratuito, sempre. 

Um lugar melhor é se você se encontra no exemplo citado anteriormente, dê a volta por cima, se recicle e tome atitudes. Se for vítima dos tais, construa o mais rápido possível um caminho longe desses, mesmo que talvez eles sejam da família, tanto faz, quem não faz bem ao outro, precisa ter seu próprio tempo no lugar que escolheu: sozinho!
 
Pode acreditar o lugar melhor é longe, bem longe de qualquer sanguessuga emocional. É reconhecer onde você está e saber para onde você caminha, é ter liberdade para amar, deixar-se ser amado e escolher não ficar perto de quem não possui amor para oferecer
Margareth Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário