terça-feira, 26 de abril de 2011

O preço do trabalho


Atribuir tempo e dedicação a um propósito é trabalho e esse pressupõe remuneração. Qual é, então, o verdadeiro preço do trabalho? Primeiro, devo dizer que o trabalho precisa ocupar um determinado número de horas em sua vida, não todas as horas! Aquele que ocupa todas as horas de sua vida dedidando-se ao trabalho é workaholic e para esses há tratamento específico.

Então, o trabalho deve ocorrer o tempo necessário para que nos sintamos produtivos e fornecer recursos suficientes para desenvolver qualquer outra área em nossas vidas. Isso quer dizer, que o preço que eu cobro pelo meu trabalho não é só o equivalente aos custo do material, despesas para fazer o trabalho e meu lucro. Mas trabalho é isso tudo mais a margem de lucro suficiente para que eu possa, ter um ambiente saudável dentro de casa, os bens humanos construídos socialmente, equilibrando capitalismo, necessidade real de determinado bem e dinheiro para diversão além do espaço de minha casa e do meu espaço laboral.

Utópico? Parece, mas sei que a partir do momento que você valoriza o seu trabalho suficientemente, ele vai ser procurado de forma que precisem te pagar como você sabe que merece receber.  O tempo que você ocupa dedicando-se a um projeto pedido por outra pessoa em troca de dinheiro deve ser pago.

Trabalho também pressupõe ambiente saudável e equilibrado, tanto emocionalmente quanto fisicamente. Isto quer dizer que seu corpo deve estar suficiente confortável no ambiente de trabalho. Um ponto a ser ressaltado, aqueles que de uma forma ou de outra não pagam pelo seu trabalho é porque não acreditam nele, mesmo que digam o contrário e usem toda a manipulação “puxa-saco” tão presente em nossa sociedade. 

Por isso, não importa se em determinado momento você não conseguiu dar conta de um trabalho ou este não saiu perfeito como deveria. Sabemos que como seres humanos somos passíveis de erros, descontar de seus ganhos por um erro é o mesmo que dizer que seu trabalho nunca foi de confiança. Isso pressupõe que todo trabalho deve ser pago, obviamente, se determinado trabalhador comete erros consecutivos é claro que este é o profissional que não se deseja. Mas se o profissional demonstra excelência e por algum motivo cometeu o erro citado, deverá continuar sendo pago da mesma forma que seria pago por ter acertado o trabalho.

Um outro problema muito sério na relação trabalhador e aquele que paga pelo fruto de seu trabalho é falsear a importância que você como trabalhador possui. Muitas vezes, para aquele que paga você não tem valor nenhum e ele só finge lhe atribuir esse, bem para perceber isso é só observar como ele se comporta ao contratar o seu trabalho: caça você nos finais de semana? Nos feriados? Telefone em horário fora do comercial? Se você errou o trabalho ele quer o acerto em tempo inviável? E fechando... Não paga pelo trabalho depois de entregue? Então, não trabalhe nunca mais, para esse cliente... Bom trabalho!
Margareth Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário