terça-feira, 30 de junho de 2015

Fugindo dos ogros


Capítulo 6: Revelações

Christiano era amigo de infância do Juliano que como era primo de Amanda acabou, por extensão, tornando-se amigo da Amanda. Durante a adolescência, Christiano até teve uma quedinha por Amanda. Porém, ela nunca pode enxergar aquele que gostava dela, sempre foi atrás dos, supostos, impossíveis, pois construiu em sua cabeça a noção de que valor estava ancorado ao outro, ou seja, só quando conseguisse o ideal, o impossível era que seria valorizada de verdade!

Com o tempo, a quedinha que Christiano sentiu foi arrefecendo, pois ele escolheu buscar alguém mais acessível, não quem só queria os que não podia ter para provar que tendo era merecedora ao conseguir o impossível. Provar seu valor, mostrar que era tão especial que fez quem nem a via, achá-la especial. Grande engano... O esquema só funcionava assim na cabeça da protagonista. Na vida real, a história era bem diferente.

Dessa forma, é notório que Amanda nunca enxergou a realidade, mas tratou a vida, sempre, como um conto de fadas, sem chegar ao final feliz e por esse motivo não percebeu quando os bons partidos chegaram até ela e, nunca, soube que, seu amigo, Christiano havia se interessado. No entanto, isso tinha muito tempo e ele nem lembrava mais.

Assim, no quinto final de semana reservado a ele para fazer Amanda, finalmente, desencalhar, veio a cabeça a pequena paixão juvenil e ele riu de sua ingenuidade e percebia em Amanda uma verdadeira amiga, nunca uma amante.

Christiano esteve viajando a trabalho, durante o último mês, e não sabia nada a respeito da evolução amorosa na vida da amiga. Ele era piloto e sua namorada morava na Inglaterra, por isso, passou o último mês naquele país e na correria de todos, estava desatualizado sobre os acontecimentos e os amigos também estavam desatualizados a respeito dele.

E ao reencontrar Amanda havia um novo fator que ele desconhecia: ela começava a se interessar pelo vizinho! Para se informar melhor dos acontecidos e decidir onde levaria a amiga para paquerar. Christiano decidiu entrar em contato com todos os outros amigos e descobrir a história de Rodrigo quem ele era e se era mais um inacessível escolhido pela protagonista.

Contra todas as expectativas, os amigos gostavam do vizinho, só que eles não viam interesse dele por Amanda, perceberam, mais uma vez, que ela criou esse suposto interesse em sua cabeça. Ela até achou que armaram uma saída quando Rodrigo conseguiu um convite super esgotado para a peça que ela queria muito assistir. No entanto, foi o vizinho, mesmo, que conseguiu o convite. Como estava estudando muito e sabia do interesse de sua vizinha em assistir a peça, convidou-a. O que, na realidade, foi fantástico, pois a tirou das garras do ex, ogro-mor.

Então, a decisão de Christiano foi continuar com a proposta inicial, ou seja, levá-la aos pontos de paquera para conhecer uma nova pessoa. Fora de sua zona de conforto. Foram a um show ao ar livre de MPB, na beira da praia. Entretanto, Amanda estava inquieta, não enxergava ninguém, só falava do quanto o Rodrigo era bonito, inteligente, companheiro. Bem, Christiano concordou com todos os adjetivos que a protagonista atribuiu ao vizinho, mas teve que ser radical porque já estava na hora de Amanda cair na real e parar de se relacionar com o universo da fantasia. Sim, o Rodrigo era um ótimo partido, mas ele não estava afim dela e ponto.

Amanda chocou-se e se debulhou em lágrimas, finalmente, colocou para fora a dor que sentia, achava-se indigna de amor e que nunca iria ser feliz nessa área. O amigo a consolou e esclareceu que havia uma diferença muito grande entre conquistar a todos - impossível - e conquistar, alguém perfeitamente viável. Ele explicou que não era só o Rodrigo que era maravilhoso, que ela também tinha uma quantidade enorme de qualidades que qualquer um daria tudo para estar ao seu lado. Só que, claro, paradoxalmente nem todos iriam querê-la e isso é, perfeitamente, normal. E como ele havia lembrado que na adolescência teve uma queda por ela, contou-lhe e ela ficou estupefata. Como assim, uma pessoa maravilhosa, como este amigo, se interessou por ela e ela nunca notou?

Depois da choradeira nauseante, mas perdoável porque as pessoas têm dores e é preciso apoiá-las e ajudá-las na cura, porém não alimentar! Os amigos decidiram encerrar a noite e encerrar a busca frenética e desesperada pelo par, ficou decidido um segundo momento de reciclagem. Colocar todos os fatos na balança, repensar os erros e decidir os próximos passos a serem tomados. Afinal de contas, havia muita questão pessoal a ser dirimida.

Ficaram mais um pouco ouvindo a nossa gostosa MPB, beliscando um bom camarão frito à beira-mar e tomando refrigerante, pois nunca entenderam essa cultura de que só é divertido se tiver bebida alcoólica. Amanda e seus amigos discordavam da assertiva, se divertiam com ou sem bebida alcoólica e, alguns deles, raramente, ficavam embriagados enquanto os outros, nunca ficaram.

No Domingo, resolveram fazer um churrasco no apartamento de Amanda, aquele jeitinho brasileiro, numa área pequenininha aberta, queimaram uma carne. Claro, Rodrigo como mais novo componente do grupo de amigos foi convidado. E Amanda, apesar de tentar se controlar, ainda, não tinha trabalhado bem com essa nova obsessão e se pegava a todo momento dizendo o quanto foi maravilhoso a ida ao teatro, esmiuçando a peça, rindo de coisas realmente muito engraçadas que faziam o Rodrigo rir junto ao lembrar e outras sem graça nenhuma que ela ria sozinha e ficava no vácuo! O vizinho ficou um pouco incomodado com algum dos comportamentos da vizinha, no entanto, ele tinha uma amizade muito forte por ela e não sabia o que era, mas percebeu que tal comportamento despropositado, eventualmente, cessaria.

Christiano percebeu como a amiga estava se comportando, a puxou e falou:

- Você tem valor, Amanda, não precisa correr atrás de ninguém. Você é como uma maçã. A maçã não precisa dizer: “me coma, me coma”, pois ela é desejada e apetitosa e sempre vai atrair os que a desejam!

Dito isso, Amanda olhou Rodrigo e constatou, ele é, sim, maravilhoso, mas é meu amigo, se algo naturalmente acontecer, que venha! Do contrário, a amizade vai prevalecer.


Dito isto, será que no próximo capítulo encontraremos uma Amanda mais centrada? Em Julho a resposta virá!
Margareth Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário