domingo, 2 de setembro de 2012

Exemplo de uma aula de ciências

Bem, não é só outras crônicas que meu blog divulga, ele divulga a minha arte, todo o meu trabalho criativo. Então, Setembro, estou postando a minha aula de ciências que fiz para o meu último estágio curricular. E, agora, oficialmente sou graduada em Pedagogia!



PLANO DE AULA

Escola:                                                                          
Assunto da aula: O mistério da ciência                      
Data:
Duração: 2 horas

Objetivos: - Conscientizar os alunos da importância da ciência;
- Ensinar como prevenir-se contra a picada do mosquito da dengue.

Conteúdo: A importância da ciência que investiga mistérios e resolve muitas questões humanas. Um desses mistérios é a descoberta de um mosquito perigoso, o mosquito da dengue. 

Procedimentos didáticos: Explicar que a ciência é muito importante porque descobre os mistérios da humanidade, desde um Quark até todos os planetas do universo. Apresentar o jornal e confeccionar o microscópio.

Recursos Materiais: Jornal confeccionado no PageMaker, vidro de enxágue bucal ou um copo com água.

Tipo de Avaliação: Produção textual, o relatório do detetive. Escrever o que ocorre com a dengue; onde ocorre, quem sofre a ação e quem realiza.

REFERÊNCIAS:

ARNOLD, Nick. Saber horrível: Monstros Microscópicos. São Paulo: Melhoramentos, 2007.

HORA, Dayse Martins; SANTOS, Erivaldo Pedrosa dos. Ciências Naturais na Educação 1. Volumes 1,2 e 3. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.

BRANQUINO, Fátima Braga; REIS, Maria Amélia de Souza; FERREIRA, Maria do Carmo. Ciências Naturais na Educação 2. Volumes 1 e 2. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário