domingo, 31 de julho de 2011

Xadrez


O mercado de trabalho e a vida requerem que se pense de modo estratégico. Hoje mais do que nunca a estratégia é componente primordial da vida, isso porque podemos fazer uma analogia onde compara-se a vida a um grande campo de batalha. E nessa batalha dia-a-dia, momento a momento, para que venha a se vencer uma boa maneira é construir toda uma estratégia de vida para melhor reelaborar as questões.
 
Pensamento estratégico pode ser definido como a forma que um jogador de xadrez pensa o seu jogo. Para melhor viver, então, é preciso pensar como o jogador de xadrez, o que pressupõe que normalmente a vida pede alguns sacrifícios. Então que haja equilíbrio para planejar de forma a sacrificar peões, ou situações que muitas vezes só impedem que tenhamos uma visão maior da situação.
 
Os peões precisam ser sacrificados para que peças importantes como torres, bispos, rainhas ou até perdermos o rei não venha a acontecer. Depois de perder peões para ganharmos algumas jogadas à frente, o melhor é aprender como o cavalo a saltar obstáculos, isso requer enxergar os obstáculos e não deter-se por eles, ignorando-os porque ao saltá-los eles ficarão para trás. Sabendo que ao saltar quantos obstáculos forem necessários encontramo-nos mais livres para avançar até o alvo desejado.
 
Como a torre precisamos ser fortes contra os inimigos e destruí-los de vez com força brutal e caminhando a passos largos para frente. Esses inimigos que precisam de uma torre forte para destruí-los podem ser a desesperança, o desamor, a desconfiança e mesmo a dor. Mas nunca lute sozinha, use todas as suas peças ou forças em conjunto, utilizando seus bispos para definir o que é branco ou preto, escolher um caminho, se é o caminho branco seguí-lo, se o preto também seguí-lo até o momento de derrota total dos adversários.
 
A rainha precisa ser a peça chave, porque sua capacidade de ir onde quiser, ser livre para estabelecer o movimento desejado precisa ser com desenvoltura e graça que só uma rainha pode fazer. Tanto faz se a rainha seja você mesma ou se é uma grande parceira na luta, não esqueça de preparar o terreno para que a rainha liquide os obstáculos e junto ao rei declare a vitória inegável desse grupo coerente e coeso que luta junto contra as intempéries.
Margareth Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário