domingo, 22 de maio de 2011

Sobre o conceito que namorar um amigo estraga a amizade


Vamos ser bastante sinceros: de onde as pessoas tiram esses conceitos? Sério, nunca vi um relacionamento, nunca mesmo, entre amigos que tenha estragado a amizade. Muito pelo contrário, os melhores namorados sempre vieram do seio da amizade.
 
Mas talvez possa concordar com a assertiva quando há uma paixão mal direcionada, ou seja, um dos lados se interessa. Informa o interesse, o outro lado por pura piedade e para manter a amizade diz que guardou a informação com carinho. A pessoa movida por esses sentimentos novos acaba por fantasiar que a premissa anterior é um sinal vermelho e começa a investir.     Usando de um conceito bastante conhecido: “toda mulher gosta de ser conquistada” acaba “metendo os pés pelas mãos”. Pensando que o sinal pode mudar de cor. E nesse caso forçam uma situação na qual a outra pessoa está estremamente desconfortável. Por que privilegia a amizade não querendo perdê-la, mas em nenhum momento tem nenhuma intenção amorosa.
 
Então pode-se afirmar que querer namorar um amigo estraga a amizade, mas perceba é o querer que está ocorrendo somente de um lado e não se coaduna com o querer do outro lado. Obviamente, a amizade virou um navio furado onde os tripulantes tentam o mais que podem impedir a água de submergir essa embarcação. No entanto, se a insistência, diga-se de passagem nada romântica e na realidade sufocante continuar, com certeza, a tripulação que ainda resta abandonará o navio.
 
Vamos à quando namorar com o amigo não estraga a amizade. Bem, amizade é terreno propício para surgimento de um grande amor e não é só os famosos filmes do genêro que demonstram isso, a realidade também. Quando de repente se descobre que para além da grande amizade nutrida e desenvolvida durante os anos apareceu um componente sexual, um desejo de ter aquela pessoa nos braços, abraçá-la, descobrir o gosto de seu beijo. Esse sentimento, recíproco por sinal, nunca estragará a amizade vai transformá-la de um padrão a um outro.
 
Entretanto, não é somente de juras de amor eterno que uma amizade pula de um patamar para outro. Temos o que no Brasil se chama de amizade colorida (aliás acredito que o termo é pejorativo para uma situação que também é bonita) ou amizade com benefícios conforme se fala nos seriados e filmes.
 
A amizade que além do grande sentimento de reciprocidade também desenvolve um envolvimento sexual nada tem de absurdo. Afinal, são duas pessoas adultas que se gostam, tem atração uma pela outra mas que não desejam passar o resto de seus dias com aquela pessoa porque lhes falta os componentes necessários para se tornarem um casal. Talvez até tenha esse amor, mas ainda assim são melhores como amigos do que como casal, amante no caso até já são. Na realidade, entra um princípio de maturidade onde não se compra o valor cultural da sociedade vigente, isto é, felicidade é sempre igual a casamento, não se pode ser feliz sozinha.
 
Sabendo-se que esse sozinha predispõe não exibir a tiracolo a pessoa que gosta de trocar salivas e outras coisinhas com você. Porque obviamente muito poucas pessoas são felizes sozinhas, só que sozinho é, realmente, sozinho, sem amigos, sem colegas de trabalho, sem família. Vivemos hoje numa sociedade diferente, não é porque nem todos se predispõe a “lavar cuecas” que são necessariamente sozinhas. Digo sempre: não ter namorado não significa necessariamente que não se namore!
 
Finalizando, use a massa cinzenta que possui para identificar se existe reciprocidade do outro lado. Se não existe, não acredite que o seu grande amor, suas investidas irão fazer com que a outra pessoa mude de ideia. O perigo dessas investidas supostamente românticas é o tiro sair pela culatra, nesse caso, ao invés de admiração cria-se aversão, fazendo com que a outra pessoa se sinta perseguida. Uma dica básica para descobrir, pergunte: existe atração sexual entre nós? Ou, você acha viável que poderia existir atração sexual? Se a resposta foi que ela sonhou que estava dançando com o tio como um simbolismo a você, desista! Não há nenhuma atração e insistir fará você perder a amizade, mas você decide: pretende perder a amizade em função de um capricho ou vai respeitar a amizade porque respeita o outro em sua escolhas? Decida essa é a hora!
Margareth Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário