domingo, 26 de setembro de 2010

Cego guiando cego


Vamos nos reportar a História, mesmo sendo Cristã, me autodenomino assim porque minha crença fundante é Cristo e tudo o que Ele fez quando veio para a História. Diante disso, toda vez que o cristianismo se proliferou, como praga, nunca trouxe boa coisa, quando o fazer de Cristo, torna-se cristianismo, como prática religiosa, muitos morrem ou talvez muitos perdem, que não deixa de ser uma morte emocional também.

O cristianismo que vejo e o que critico é aquele que leva ao céu, ainda que eu creia nesse, o que não creio é em vários atos de altruísmo, a custa mesmo da própria liberdade pessoal para se conseguir um fim: salvação! Exemplificando: me divorciei há anos, namorei e de repente minha ex-esposa MALA-SEM-ALÇA-E-SEM-RODINHA aparece: “Cheguei?!” Me sinto na obrigação cristã de ficar com ela e expurgar a minha maldade humana. Alôoooo!!! Isso não é cristianismo, procure um psicanalista e descobrirá o mal que sofre.

Uma coisa que tenho aprendido ao longo da vida e, principalmente, nos últimos anos: é muito difícil apreender Deus, eu pensei que o conhecia, mas ao longo do tempo e ao longo da minha caminhada eu acabei descobrindo que muito pouco sei Dele. Conhecemos mais baseados na filosofia ou mesmo na religião, porém Deus mesmo se apresentou muito pouco a humanidade e, para alguns, isso só seria conto da carochinha...

Para mim, a Bíblia tem razão e principalmente quando ela diz a respeito de Deus: que é mais profundo que tudo o que tenha de grande, quem pode entendê-lo de verdade? Quem foi seu conselheiro para que Ele se tornasse em função dessa pessoa?

Dessa forma, a primeira questão está levantada, será que é tão fácil assim saber quem Deus é de verdade? E junto a essa questão pontuo: porque “todos” acham que já entenderam Deus? Aliás, esses fizeram pós-graduação, mestrado e doutorado de Deus, ai de você se questionar, vai direito para o inferno sem passagem de volta. E com certeza a mão do Senhor pesará sobre você!

A grande questão que pretendo levantar aqui é o fato bíblico de que cego guiando cego, só tem um final: os dois vão para o buraco! E quem é cego? O ser humano em si é cego ou, para não ser tão dura, vê apenas as sombras, já dizia Platão em sua Alegoria da Caverna. Mais contemporaneamente, livros e filmes mostram essa mesma cegueira, temos O Ensaio sobre a Cegueira do Saramago e o filme Matrix demonstrando que algo acima do nosso conhecimento nos é velado. A Bíblia corrobora isso: “Agora vemos em espelho, de maneira obscura; então veremos face a face. Agora conheço em parte; então conhecerei como também sou conhecido” - I Cor. 13:12 e “Deixai-os: são condutores cegos. Se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova” - Mat. 15:14.

Eu não sei quem é Deus, aprendi isso a bem pouco tempo, sei de mim, sei de situações que me fizeram sair da caverna, sei de momentos em que vejo todos cegos e eu posso ver, a exemplo do Ensaio sobre a Cegueira e sei que em diversas situações me despluguei da Matrix. Mas não sei muito de Deus, do pouco que entendi foi que Deus fala por signos, por meio da semiologia, ou seja, a palavra é o princípio de Deus e palavra é signo, é representação de um pensamento, uma ideia. Uma outra coisa que aprendi é que no fundo de nossa alma, lá no fundo mesmo, somos muito sozinhos e nessa solidão eu peço a Deus que me faça companhia.

Hoje, depois de tentar tirar as traves do meu olho, como também diz a Bíblia, eu vejo um evangelho de culpa, uma igreja de ascensão financeira. Vou falar na prática, vou citar exemplos reais, de gente que se acha real, mas é cego, tomado por culpas psicológicas e vivendo em cima do imaginário, pensando fazer a obra de Deus, mas lutando para salvar o próprio umbigo do fogo do inferno.

Tenho amigos que viveram estórias diferentes: ela filha de uma casa com 4 irmãos, 2 meninos e duas meninas. Um dos irmãos, completamente louco era o xodó da mãe que largava todos os outros filhos ao seu bel prazer. Ele, seu marido, alguém que por si mesmo, sem motivos se sentia mal em seu próprio corpo que ao pegar um pouco de idade foi para uma academia malhar e depois ao se ver “bonito” saiu curtindo todas: mulheres, bebidas e etc. Nenhum dos dois se encontraram e pararam de paraquédas dentro da igreja, foram doutrinados a achar que cumprindo todas as pré-etapas bíblicas suas vidas mudariam. Quando os visito aindo sinto a dor deles, a angústia ainda é profunda, mas cegos, olham para mim e pensam: “Se ela não voltar o mais rápido para a igreja, tadinha, inferno na certa!”

Uma conhecida, ela, lar evangélico, ele, lar evangélico, se casam depois de uma idade avançada, ela: não realiza seu sonho: ser mãe, ele resolve sair do pais e trabalhar em seu pais de origem. Ela: manda e-mail e fala para ter cuidado que a morena aqui está solta. Ele: não dá a mínima. Ela: batalha para ir ao encontro dele em outro país, minha pergunta: eles ainda estão casados? Não tenho resposta, sou cega. Quanto a mim ela pensa: “Se ela não voltar o mais rápido para a igreja, tadinha, inferno na certa!”

Minha vizinha, fofocas da vizinhança: sempre odiou a mãe de criação, mulher rica, morreu não faz muito tempo, durante toda a vida, sempre angustiada, sempre parecendo estar no meio do caminho. Tive uma conversa um dia desses, ela bateu no meu portão e dentre a sua fala, pensou: “Se ela não voltar o mais rápido para a igreja, tadinha, inferno na certa!”

Vamos parar por aqui, porque poderia ficar páginas tecendo angústias, dores e conflitos de pessoas que dizem estar acima das angústias, dores e conflitos. Depois, dependendo da lua claro, dizem que tem sim: angústias, dores e conflitos mas o Senhor vela por elas e tudo está nas mãos Dele. Eu creio que existe um Deus e que governa o universo, mas não creio na verdade dessas pessoas, muitas vezes essas até acham que estão sendo sinceras, mas eu vejo pessoas mentindo para si mesmas.

Numa sociedade como a nossa, massacrada por uma distribuição injusta de renda, não tendo voz não seria fácil que um evangelho que pregasse prosperidade entrasse com tanta força em nosso meio, até mesmo dentro da política, para recuperar a voz perdida nas senzalas da vida.

O que eu mais vejo são pessoas no último grau de culpa, totalmente fragilizadas, mas que se regozijam ao ver o seu próximo vacilante, porque quando esse cai, é a única possibilidade que eles tem de se sentirem, de imaginarem estar acima de algo, das circunstâncias. Em Apoc. 3:17: “Dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta. Mas não sabes que é um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu”.

Uma dessas pessoas citadas anteriormente me disse: “Você quer que Deus pense de acordo com seus pensamentos!” Fiquei sem fala, quem disse que talvez eu não queira, realmente, isso. De repente estou eu lá, tentando ser melhor que Deus e tentando salvar quem Ele vai mandar para o fogo do inferno. Não sei o suficiente para responder isso. Mas já tirei mais uma trave do meu olho e sei que se um dia, lá no juízo final, aquele irmãozinho homossexual for salvo por Deus, mesmo sem nunca ter se arrependido... Posso ter certeza, a minha amiga, vai levantar o dedo colocar na cara de Deus e dizer: “Você me traiu, você prometeu que ele iria para o inferno e ele não foi!”

Ou seja, essas pessoas que se acham salvas e citam a Bíblia e o quanto estamos aquém do que a Bíblia prega, nunca em nenhum momento tem misericórdia dos que sofrem. Mas estão tão impregnados do que a letra da Bíblia diz que, de forma nenhuma, aceitarão a misericórdia de Deus, pois confiaram muito mais no juízo de Deus do que em sua justiça amorosa!

Sei lá, não sei realmente o que dizer... Só sei que “misericórdia quero e não sacrifícios” - Os. 6:6a - falam mais ao meu coração do que a lista dos infelizes do apocalipse que vão para o inferno. As bem-aventuranças para mim são música e me traz paz porque desde muito nova guardei no meu coração que “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” - Mat.5:4, e sei no fundo da minha alma, no fundo do meu espírito que, um dia, tudo o que chorei será consolado e não tenho dúvidas, nenhuma dúvida, nenhuma culpa, nenhum peso por pensar do jeito que eu penso, por acreditar no que eu acredito e por ser TODA da forma que eu sou.

Mas há cegos querendo me guiar, há cegos que até postam versículos biblicos no meu blog me pedindo para escolher, há cegos que se angustiam comigo porque como aprendi no meu primeiro período de psicologia, não me encontro na curva da normalidade, nunca aceitei em 21 anos que passei dentro da igreja evangélica 30% do que eles pregam. Já se surpreenderam comigo, porque depois que eu sai da igreja mudei muito, sinto dizer: nada mudei, apenas fiquei 21 anos escondendo minhas crenças e minhas verdades. E dentro dessas crenças, nunca me deixei ser guiada por cego, já me deixei ser abatida por eles, mas “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados, perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” - II Cor.4:8-9.

E para finalizar eu ouvi esses dias de alguém que não dá para servir a Jesus estando fora da igreja, tipo: ela falou com tanta certeza que vejo que é mais uma que se descobri que está errada, rasga a Bíblia! Eu não rasgo a Bíblia, mas já fui cega tantas vezes, errada muitas outras e não rasguei a Bíblia, nesse iterím fui acusada de que não adiantava nada conhecer a Bíblia se não estava mais dentro da igreja... Discordo: se acham que conheço a Bíblia apenas de conhecimento teórico, vocês ficariam angustiado ao perceber que todos os versículos citados brotaram naturalmente e que não precisei fazer esforço de busca para que esses fossem se encaixando no texto, eles foram aparecendo e eu fui escrevendo!

Sobre Deus, mais uma coisa sei: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juizos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Quem compreendeu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele e para ele são todas as coisas. Glória, pois, a ele eternamente. Amém”. - Rom. 11: 33-36.
Margareth Sales

6 comentários:

  1. Concordo com vc. As pessoas acreditam que indo à igreja serão salvas. Mas basta pisarem da porta para fora e começam com "sua atitude de intolerância para com os outros".
    Eu, por falta de hábito, simplesmente não vou! E muitas pessoas tbm me criticam por isso...
    Não creio que após a morte irei para o inferno. Por que, ao contrário dessas pessoas cegas, eu sempre procurei compreender ao invés de julgar o próximo, independente da religião que ele tenha e independente de sua opção sexual.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto foi o melhor que vc já escreveu!
    Infelizmente existes pessoas alienadas (cegas) pela Igreja e condenam todas as pessoas que não fazem parte deste grupo, porém os alienados não sabem que Deus está em qualquer lugar, não precisando estar na Igreja para estar em sua presença!
    OBS: Um recadinho para os alienados: Ao invés de se preocupar com a salvação do outro se preocupe com a sua salvação!
    (Fernanda Pinheiro)

    ResponderExcluir
  3. A minha visão é que o cristianismo hoje é baseado em política e não em Deus! E ninguém está preocupado em fazer política para que mais pessoas conheçam a Deus e sim política para obterem mais massa de manobra! É triste mas a minha posição é manter meu relacionamento com Deus sem frequentar a igreja, onde estipulam regras de comportamente e até pensamento!! Um verdadeiro absurdo! Como ter paz se você vai estar sempre em pecado, descumprindo regras e recebendo acusações? Somos pecadores sim, mas Deus já nos libertou deste jugo!

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto. Cheio de verdades.
    Ser cristão hoje, pertencer à uma igreja evangélica verdadeiramente cristã, é como saber os números da mega-sena e sonhar com o prêmio.

    ResponderExcluir
  5. Amei o seu texto. Muitas verdades. Pode-se dizer nas palavras de Chaplin: "Se você tivesse acreditado nas minhas brincadeiras de dizer verdades, teria ouvido muitas verdades que teimo em dizer brincado. Muitas vezes falei como palhaço, mas nunca desacreditei da seriedade da platéia que me ouvia"

    ResponderExcluir
  6. Li e Gostei muito. Parabéns!!! Gostaria de acompanhar no twitter.

    ResponderExcluir