quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sobre os amigos “Orkut”


Amigos Orkut são aqueles que trabalham junto com você, freqüenta a mesma academia, associação religiosa ou, até, são seus clientes e já se denominam amigos. Como se amigo estivesse ligado ao fato de diversão contínua... Se assim fossem, os palhaços seriam grandes amigos!
 
É claro que hoje os amigos já são facebook, mas deixo a denominação de orkut que foi o momento social onde pessoas associam sucesso ao fato de terem um maior número de amigos vinculados a uma rede social. Há que se perceber que apesar de ser um comportamento supostamente adolescente, pois a maturidade deveria estar para além desse comportamento, porém nem sempre é assim! São pseudo-adultos buscando preencher o grande vazio interior que denomino de falta de amor de base.
 
Falta de amor de base é quase uma epidemia na modernidade, acredito que também tenha sido assim em tempos antigos, mas é nos tempos contemporâneos que sentimos a força desse comportamento. Porque não sentir-se amado acaba por impor, para alguns, em um comportamento de mostrar-se amada por todos e, na verdade, não se agrada a todos e, principalmente, não se é amados por todos.
 
O máximo dessa demonstração superficial de amor é a loucura de se ver com uma quantidade cada vez maior de “amigos” na relação das redes sociais. Mas lembre-se não é complicado aumentar o número de amigos em redes sociais é só ir adicionando indiscrimidamente. Dependendo do seu perfil é capaz de conseguir quase 100% de adesão em seu profile.
 
Essas pessoas acabam por acreditar de verdade que pode-se beneficiar do famoso ter ao invés do ser. Imaginando que enquanto não se é, pode-se muito bem viver com o ter, isso não é verdadeiro e é fonte de frustração emocional profunda, ao ponto de se perder no caminho.
 
Imagino qual a importância cósmica de se adicionar 300, 500, 1000 amigos quando se sabe que quando se tem dois, já somos mais que vencedores. E olha que dá trabalho administrar esses! Não estou também dizendo que agora vocês devem sair excluindo todos os contatos em redes sociais, reduzindo à meia dúzia e dizerem que amadureceram e que possuem uma relação mais equilibrada com a vida. As redes sociais servem para estarmos conectados com um maior número de pessoas, socialmente isso é bom! O que não é bom é acreditar que todos esses números são amigos verdadeiros, de uma forma ou de outra até podem ser considerados amigos, mas de ambientes específicos, não de todos os momentos.
 
Então a questão é falsear sentimentos, verdades, assumir para os outros que todos aqueles amigos que estão em sua rede social, convivem mesmo com você. Ou talvez, acreditar que em um momento de crise verdadeira esses contatos redes sociais estarão ao teu lado para apoiá-lo, o máximo talvez que consigam seja um comentário, como parte de uma atitude humana com a alteridade, mas nunca como prova de amizade real.
 
A amizade real é aquela que é forjada nas brigas, nos desentendimentos, mas que mesmo assim não se separam porque há um laço maior de carinho e de amor. A amizade verdadeira é feita de desacordos, mas de companheiros, de brigar juntos as mesmas brigas, de não deixar que o outro fale mal daqueles que amamos. De verdade a amizade dá sentido a vida e o que preenche a vida, quando tudo vai embora, a amizade sempre fica!
Margareth Sales

Um comentário:

  1. É amiga... Por isso que no meu orkut e face só tem alguns amigos. A maioria é minha família mesmo, que é bem grande. Amei o texto, mesmo sabendo que sou uma rejeitada virtual...kkk beijos...

    ResponderExcluir