quinta-feira, 1 de março de 2012

Sobre os ídolos

Já pensou que a pessoa que você mais idolatra é a pessoa que mais tem defeitos dentro todos os seus relacionamentos afetivos? Já pensou que quando você ataca a alteridade com tanta voracidade você está apenas querendo destruir o pai da horda? Já pensou que seu ídolo tomou todas as mulheres para si e te deixou a ver navios?

E outra, toda vez que seu ídolo não tem defeitos, significa somente que você ainda está atrelado a uma adolescência tardia que só se rompe quando reconhecemos e nos angustiamos com o tamanho dos defeitos do ídolo! A prova cabal dessa forma de imaturidade é deixar-se ser tocada pelas opiniões do ídolo quando contrapõe-se a sua realidade mais profunda, ou seja, você não vê de forma nenhuma desse jeito, mas é “obrigado” a reproduzir a assertiva do ídolo. Os meus heróis realmente morreram de overdose.

Note-se que quando fazemos ídolos temos o hábito de nos anular em função daquele outro e deixá-lo sempre sob os olhares dos holofotes. Em contrapartida, ninguém gosta de ser apagado a vida toda em favor do outro, então, cuidado, pode ser que você esteja tentando apagar a luz de alguém com ou sem intencionalidade consciente.

O ídolo para te conservar bem submisso ao lado dele pode estar usando do expediente dos elogios, você é bom, você é interessante. Mas note: você nunca é tão bom e nem tão interessante quanto o ídolo. Sim, o ídolo ele é o auge da sabedoria, ele realmente chegou ao nirvana, tudo conhece sobre o universo e pela sua postura ele é sempre o melhor, o mais perfeito, não há um só mancha em sua personalidade. E quando os ídolos se vingam? Às vezes eles fazem, por ciúme por não suportar perder ou ver aqueles que o idolatram dividirem a atenção que era só dele com outros. Esse artifício de vingança é mesquinho e, realmente, espezinham o outro até vê-lo derrotado e só conseguindo chances de se reerguer ao retornar ao ídolo.

Concluindo... Ídolos não são saudáveis, exemplos sim. No exemplo observamos mas não idolatramos e também sabemos que o nosso objeto de exemplo é falho. Portanto, que haja mais exemplos significativos e que os idolos se quebrem!
Margareth Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário