domingo, 19 de dezembro de 2010

Fazer 40 anos

Quando você chega aos 40 você já sabe muito bem quem você é e quem você não é! Ou seja, não adianta pseudo-conselhos dizendo: está acontecendo isso porque você fez aquilo. Relação de causalidade em comportamentos humanos até existe, mas conta com uma indecifrável incógnita chamada: contingências!
 
Isso pressupõe que aos 40 você sabe que em termos comportamentais condicionantes, determinadas atitudes levam a comportamentos pré-fixadas. Mas não sempre! 
 
Não cai a ficha exatamente, no momento, que você faz 40. Na realidade, como você se gosta sabe que fez 40, mas continua sentindo-se muito jovem, ao mesmo tempo que é uma mulher madura!
 
Aos 40 você joga muita coisa fora. Coisas que já não fazem mais parte da sua vida, não te pertencem mais. Usando a matemática, porque até nisso você melhora, percebe que na soma dos seus ganhos menos a perda de suas desilusões, o saldo foi positivo. Há poucas semanas eu joguei o meu walkman fora. Estava na hora, né? Até por uma questão bastante simples: não estava mais funcionando, se funcionasse, como ainda existem CDs ele continuaria aqui. Então, quando você chega ao auge da maturidade, você percebe bem a diferença, que muita coisa deve ser jogada fora. Mas que você não joga aquilo que é bom, o que mesmo parecendo acumulado tem um lugar especial, sempre guardado para ele, no canto de uma estante ou no canto do coração. Significa que as coisas boas não ocupam espaço e para sempre terão lugar reservado.
 
Hoje sou uma mulher muito mais camaleão que antes. Isso não quer dizer que mudo com as circunstâncias. Não aos 40 sua personalidade está formada, há crescimentos, não mudanças radicais. Mas se é camaleão para grande capacidade de adaptar-se as circunstâncias, ou seja, se é para brigar, mesmo que outros não concordem, você briga. Porém, se a briga não te levará a lugar nenhum, então, você adota a camaleoa. Ser camaleão é saber a diferença entre ter partes de sua personalidade que é frustrante, defeito mesmo, mas convive... Porque a parte que mais aparece são as cores verão do camaleão, as invernos estão ali, convivem, se manifestam, mas não desbotam o brilho das cores verão.
 
E com certeza, você é muito mais verão que inverno. Muito mais tempo aberto, mente aberta do que posturas ranzinzas com a vida. E as pessoas te perguntam, pelo herói e você já entendeu que qualquer luta você faz sozinha, nos momentos cruciais você passará sozinha, mesmo que com pessoas de qualidade ao seu lado. No entanto, há travessias que só há como ir, sem bagagem, sem lenço nem documento. Talvez, só uma coisa poderá levar: fé, em você e em seus processos que te fizeram crescer até aqui e em Deus que te sustenta.
 
Depois de se passarem 4 décadas, com certeza passam também alguns loucos pela sua vida. Então, percebe que já pode perdoar a todos. Afinal, o que seria de mim se não fosse a que se encontra aberta a loucura alheia, que deixa entrar, porque releva, isso é tolerância, mas até ela têm limites. Porque, na realidade, você aprende que quando deixa o louco entrar, ele não te acrescentou nada mesmo, tirou, é a palavra certa. Mas em nome da tolerância, da falta de preconceitos e da oportunidade, você permite: vieram para tirar? Vieram! Roubaram? Roubaram! Mas como boa camaleoa cresce de novo, o pedacinho de você que tentaram tirar.
 
Com 40 não sendo mais adolescente você se acha linda! Ainda que tenha que passar photoshop na barriga para não fazer feio! Mas você sabe que ser linda não depende de perfeição, porque até os lindos de verdade, não são perfeitos. Ser linda é estilo, combinação de saber se vestir, se portar, se gostar, se olhar todos os dias, com ou sem espelho. Porque se vê de dois ângulos: de dentro e de fora.
 
Você que já não mentia se livra até daquelas pequenas, bobas que são as emocionais, aquelas que muitas vezes você nem se deu conta. Inteira você encara que às vezes o inferno te atraiu ou te arrastou porque você não sabia dizer não. E segue em frente! Levando sua bagagem, mais vazia porque você jogou muita coisa fora. Mais leve porque você se tornou mais forte. Mais coerente porque você já aprendeu 4 décadas, já leu elas, já leu o mundo delas. E agora? Restam os outros anos reservados para mim, para eu tornar-me melhor e, cada vez, mais feliz!
Margareth Sales

3 comentários:

  1. Aeee gata, se tivesse uma dessas de 40, ia me fartar. mulher boa.

    ResponderExcluir
  2. Hummm...
    A idade da loba...
    Ja tive alguns relacionamentos c/ mulheres nessa fase da vida, e posso dizer que é muito bom, principalmente o sexo... rsrs
    Essa escritora em questão entao, hummm tá na melhor fase da vida, e deve aproveitar ao maximo... Parabens... Bjo grande...

    ResponderExcluir
  3. Como uma mulher se sente ao fazer 40 anos? eu não sei! Ainda não cheguei a esta idade... Mas sei que a Mulher da foto ao fazer quarenta anos ainda é uma adolescente cheia de sonhos para realizar e algumas vezes se comporta como um bebezão mimado quando quer algo que não consegue. Mas é adulta quando faz escolhas certas, pois sua experiencia faz com que ela seja uma "adolescente madura"!
    Bem espero que tenha atitudes sensatas pois ela já fez 40 anos e continue fazendo crônicas para todos os seus expectadores...
    (Fernanda Pinheiro)

    ResponderExcluir