sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia dos Professores


O que é o dia dos professores? É o momento que se lembram de dar presentes porque gostam daquele pessoa, a professora. Frio? Sim, na totalidade. Obviamente, que todo professor gosta dos presentes e de ser lembrado, mas... ser professor é muito mais amplo.

Ser professor não é montar continhas que você já usa há duas décadas de profissão, mas é ensinar que aquelas continhas servem para a superação dos que te dominam. E tanto faz se você decorar ou não a tabuada, porque primeiro em todo lugar para onde você olhar terá uma calculadora, mas e na hora da prova? É só provar que entendeu a matemática, perca alguns segundos e coloque com o lápis a tabuada para consultar, é só somar o número de vezes que você pretende descobrir do valor dado, afinal de contas, cobrar, principalmente do adulto que ele decore quando já há milhões de coisas a serem decoradas no dia-à-dia é contraproducente!

Ser professor, na verdade, é amar o conhecimento, é amar tanto o conhecimento, tanto o saber que você deseja transmitir esse para todos os que te cercam, você começa a querer ensinar e procura, sempre quem queira aprender. Além disso, ao procurar quem queira aprender procura também que essa mesma pessoa lhe ensine porque todos ensinam e todos aprendem. Nessa inter-relação o professor se torna educador.

Educador porque acima de tudo ama a leitura, porque aprendeu desde cedo que é a leitura que elucida questões a serem dirimidas. É o olhar interrogador para fora, para além de si mesmos que fornecem respostas para questões profundamente ontológicas. Esse processo de ler não se finda somente com esse movimento para fora, mas se fecha com o mesmo movimento para dentro, ou seja, a introspecção lendo o que seus próprios processos interiores dizem.

Lendo mais uma vez o professor educada, educa para a compreensão da leitura, para a paixão pela leitura que se faz condição sine qua non de mudanças. Mudanças forjadas na leitura do todo, do mundo, na apreensão cognitiva de pressupostos enraizados na reflexão, na crítica e na construção.

Leitura, conhecimento, professor, educador andam juntos, sempre, desbravando novos horizontes, curiosos de novidades, devorando tudo por meio da práxis da leitura. Desse modo, não deixando que o conhecimento passe despercebido, mas sempre vigiado, buscado, sentido o professor-educador passa seu dom de crescimento, de viver sempre nesse permanente devir em busca de um horizonte maior; para seu aluno, alvo de sua devoção, amor, paixão, solidariedade, companheirismo e alegria. Por isso, vamos aproveitar o hoje, 15 de Outubro, feriado para professores e alunos para esticar as pernas num local gostoso em frente a praia para bater um papo animado e estimulante, sobre conhecimento, leitura e escrita! Quem topa? Eu já estou dentro!
Margareth Sales

Um comentário:

  1. Lido. Chorei no Chandelle que eu tava comendo. Queria esticar as pernas com vc tb, mas tirei o dia pra passar com meu aluno paarticular: meu filhote! Obrigada pela homenagem. Obrigada pela amizade. Obrigada por me ensinar. Vc é uma ótima amiga/professora!

    Felicidades no nosso dia!

    ResponderExcluir