terça-feira, 20 de julho de 2010

Sobre o Dia dos Amigos
Sabendo-se que o meu blog se intitula: Amizades Líquidas e Outras Crônicas e sendo hoje Dia do Amigo não poderia deixar de falar sobre tal tema.


A primeira idéia que me vêm a cabeça é: mais um! Já escrevi sobre Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados então surge mais um dia para escrever e esse, significativo, porque comemora-se o tema do blog. Dessa forma, não posso apenas colocar o meu olhar crítico sobre esse excesso de dias que são criados pela mídia para demonstrar o quão amoroso e cheio de sentimentos é nosso povo. Mas quero aqui enfocar um contexto mais amplo da amizade: Há amigos mais chegado do que um irmão. - Provérbios 18:24.

Porque falo isso, porque ainda que muito ligada a família sempre fui completamente cercada por amigos, em toda a minha vida, não há um só momento que um deles não estivesse ao meu lado. Alguns desses caminham comigo há muito mais de 10 anos, outros há poucos meses ou mesmo de uns dois anos para cá. Não sou uma pessoa solitária no sentido etimológico da palavra e me angustia, muitas vezes, quando fico só porque sempre estou acompanhada, mas tenho aprendido a reservar um espaço só para mim.


De qualquer forma, pega a cadeira e vamos sentar nesse trailler aqui da esquina para bater um papo muito animado sobre a amizade e sobre a amizade sólida, foco desse espaço. Mais uma coca? Ou todo mundo vai pedir outro X-tudo? Amizade então para mim é isso, as conversas intermináveis à tarde, até as 4 da manhã, no telefone, msn, mesmo que a gente more no mesmo bairro que o amigo, mas sempre tem algo que esquecemos de dizer.

Porém, amizade é também mais do que isso é aquele momento desesperador que não há mais para onde ir, que a ansiedade brota, que a dor comanda e que você corre para se refugiar no colo daquele que você não precisa dizer mais nada, porque já te conhece.


É aquele sorvete quando o amor da sua vida vai e você descobre que dá para viver e viver bem porque há uma quantidade enorme de amigos que te sustentam e te fortalece. Se uma imagem me defini, com certeza, é do filme Thelma & Louise com a força da amizade que vai e sustenta, se encontra ao lado, não questiona porque conhece, não duvida porque tem como companhia fiel e certa.


Num ambiente hostil no qual vivemos, num local onde muitos não são confiáveis, em situações onde a única postura que se adota é a traição e a deslealdade temos um porto seguro, nossa amizade. Amizade mais chegada que um irmão, amizade que deita na mesma cama que a gente, amizade que abre a geladeira, que liga a nossa televisão, na qual todas as nossas coisas se encontram ao alcance desse amigo. Porque compartilhamos, porque dividimos, dias, meses e anos, vida, emoção, dor, decepção, briga, muito amor, muita fé, chão, muitos vídeos, muita simplicidade de ser, como disse minha amiga @vivibarretorj no twitter: “Fingir ser diferente, nos torna diferente?”. Quem conhece o amigo não o apreende no parecer ser diferente, mas o entende porque esquadrinha, porque entende suas questões, porque vê antes dele mesmo qual o final que as suas decisões terá e porque estará ali, sempre, em qualquer momento que ele chegar e/ou precisar.


O melhor, alguns amigos foram embora e fica a tristeza e a saudade, os meus estão bem aqui, ao meu lado, em outro laptop enquanto escrevo esse texto!

Margareth Sales

3 comentários:

  1. Posso dizer que sou abençoada por ter meus amigos, não aqueles que chamo de amigos da boca pra fora, mas os verdadeiros, esses sabem que os são. Amigos são aqueles que muitas vezes brigamos, batemos de frente, discordamos... mas sempre queremos ter por perto, mesmo não querendo. É aquele que diz o que não queremos ouvir, mas que precisamos. É aquele que compartilhamos nossas vidas e que sabemos que se um dia não compartilharmos tanto eles vão estar em algum lugar ansioso pelo reencontro e torcendo por nós! Enfim... precisamos de amigos e muito mais felizes são os que os encontram!
    Obrigada por você ser um desses amigos!

    ResponderExcluir
  2. Só isso? acabou??? over??? POR QUÊ?
    A crônica está boa mas eu queria mais... e mais... e mais um pouquinho para ler! ao fazer outra crônica escreva BASTANTE pois tem gente que gosta das suas crônicas, tá!? tirando isso! olha como eu to bonitinha na foto!

    (Fernanda Pinheiro)

    ResponderExcluir
  3. Bom, primeiro gostaria de dizer que vendo minha foto junto com Fernandinha percebi: -Fuck!!! I´m old! E quanto cabelo!!!!
    Bateu uma depressão...rsss Mas logo me animei porque sei que estou gostoso com 3.1 kkkkkkk

    Amigos! Sou feliz por saber que hoje tenho pessoas que me acompanham e pouco tempo atrás pude conhecer meus verdadeiros amigos. Amigos são aqueles que estão sempre presentes, rindo, chorando não importa a situação. Fazer de um simples momento, um evento, uma celebração. Tenho poucos amigos hoje e serão pra vida inteira.

    Higor Azevedo

    ResponderExcluir