segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sobre as modernas tecnologias

Cuidado texto bastante ácido abaixo...

Bem, falar das TIC’s, as modernas tecnologias de informação e comunicação não é difícil para mim, afinal de contas sou aficionada por elas, desde criança. Mas meu texto não se refere apenas as tecnologias, mas o que elas têm produzido em nossa vida, no caso, é uma experiência válida ou apenas algo que agrega mais transtornos e dificuldades ao nosso dia-a-dia. Eu diria que sim, ao mesmo tempo eu diria que não. Tenho vários amigos que não possui Orkut, meu conselho para eles: continuem assim! Nem só de Orkut vive o homem.

Com relação a mim não me vejo sem Orkut, ainda que possa. Toda essa tecnologia tem facilitado a minha vida, mas mais do que isso, faz parte da minha personalidade ser high tech, como disse toda essa parafernália tecnológica me atrai demais. Então, em um primeiro momento podemos determinar, se você quer se afastar de fofocas e confusões fuja das redes sociais, estas podem ser um verdadeiro inferno em suas vidas. E eu? Eu tenho fugido das redes sociais? Claro que não! Porque para mim elas são verdadeiramente importantes em todos os sentidos... Não uso Orkut para ficar fuçando a vida dos outros, tenho bastante cuidado com o que eu posto e com o que postam para mim, uso como meio de comunicação com o todo e isso funciona e faz sentido para mim. Atualmente, uso o twitter como meio de divulgação do meu trabalho e aderi ao blog (confira o texto porque do blog). Quer dizer as redes sociais funcionam na minha vida, mas trazem um ônus e qual seria esse ônus? A exposição; é como se o seu firewall pessoal estivesse sujeito a muitos ataques, porque na realidade não há como se proteger, você postou ali, todos podem ver e todos podem te afrontar diretamente, te perseguir, não dar folgas, mas a vida no mundo real é assim também, não é?

É claro que é! Apenas importamos todo um comportamento social para um mundo virtual que pode te acolher de braços abertos ou te taxar de inimigo. Hoje, ao abrir o espaço do blog me coloquei na berlinda, isso porque mesmo que em um texto haja várias interpretações e que o leitor leve essas para onde ele desejar... Meu texto é, realmente, aberto a interpretações é aberto à especulações, a forma diversas de se ver, isto nunca quer dizer que a autora esteja aberta as mesmas especulações... Sou uma escritora, eu decidi que não podia mais me esconder, tenho que pagar pelo ônus de um dia me tornar pública, mas isso não quer dizer que abri a porta da minha casa ou mesmo do meu coração para ser esquadrinhado... Eu posso falar sobre qualquer coisa, escrever sobre qualquer texto, dou todo o direito das pessoas como já disse, interpretá-los como quiser. Mas não dou o direito de interpretar a mim e a minha pessoa, se cito coisas reais ou não, procuro sempre citá-los de forma anônima, não há nomes, não há pessoas específicas no meu texto, ele engloba, eu você e todos...

Mas mesmo que não permita, percebo que tem gente que quer ganhar notoriedade através do meu discurso, ora refutando-o, ora se fazendo de amigo íntimo. Bem, meus amigos íntimos não estão por ai me vigiando, analisando todo passo que dou ou mesmo, tentando encontrar falhas, fraturas no discurso para me “psicologizar” ou, talvez, expurgar meus demônios?

Por favor, sejam homens ou mulheres suficientes para produzir o próprio material e não se valer do trabalho dos outros. Será que não se percebe que já apreendi que a questão não é com o que eu escrevo, mas COMIGO, não é em se informar ao outro que eles não irão crescer a partir da minha literatura, mas informar que a MINHA pessoa se encontra equivocada. Isso é literatura, isso é arte? Isso é geração de informação?

Isso tudo não é se compadecer do irmão olhando para ele e pensando, poxa vou informar agora que esse comportamento está citado na Bíblia e pode causar a ida direta ao inferno sem passagem de volta... Não, não é isso... É apenas uma guerra pessoal de poder, segundo Foucault baseada no discurso e em quem possui o discurso mais coerente, mas notório. Resumindo: quem é melhor? Desculpe pegar bem pesado aqui, mas já era tempo... E no caso, é tempo porque são 20 anos de formação discursiva na minha mente, de tendências pessoais em me alienar, através de qualquer versículo fora de contexto, que tal como a astrologia só serve para produzir dentro do interior humano uma conexão com o real.

Veja bem... Uma conexão com o real, não o REAL, exemplo? No meu Orkut a sorte de hoje é: “O sucesso não é o final e o fracasso não é fatal: o que conta é a coragem para seguir em frente”. Isso é mentira? Não! É uma pressuposição verdadeira que serve praticamente para toda a humanidade... O mesmo se diz com relação a Bíblia, qualquer versículo poderá ser usado para fins edificantes ou malignos... Ou já não é notório que os grandes psicopatas se baseiam na Bíblia para dar vazão aos seus próprios delírios? O que estou afirmando aqui não é a psicopatia, mas o delírio... Cuidado, tanto na vida pessoal quanto nas redes sociais vejo comportamentos delirantes baseados em pseudo-verdades. Uma lição: a verdade sempre é subjetiva no sentido que ela se baseia na pessoalidade, então cada um é único e para se inferir sobre este é necessário conhecimento de causa, ou seja, do todo, não posso determinar nada baseado em minúsculas visões pessoais que possuo da alteridade.

Outro ponto que preciso citar é a auto-ilusão... Como escritora e como leitora eu preciso amadurecer o suficiente para não me achar numa posição que não possuo. As pessoas maduras sabem onde se encontram, as outras possuem o hábito de projeção para se defender de uma vida que nem ao menos está atacando-o. Isso é triste, porque a vida já ataca sem sermos nosso maior inimigo... Quando a gente mesmo gera questões a vida meio que se torna insuportável e quando vemos atacamos até o cachorro que abana o rabo para nós!

Finalizando, o mais triste é sair lançando conselhos disfuncionais a torto e direito para reforçar o quê? A formação do discurso claro, a intenção de se sentir alguém quando pode interferir/“ajudar” (?) o outro com uma atitude tão madura e sensata... Cansei dos bons, dos campeões e dos que não erram, estou farta de semideuses, como diria Fernando Pessoa.


Margareth Sales

5 comentários:

  1. Acredito que a separação entre o que é público e privado dentro do território da internet ainda esteja em construção. Alguns indivíduos ainda não conseguem se posicionar de forma "confortável" neste espaço.
    Muitos se outorgam a função de psiquiatras ou juízes morais, esquadrinhando nas publicações elementos que os ajudam a pintar um quadro ideal (e muitas vezes fictício) de um outro indivíduo.
    Essa ação acaba refletindo, em alguns casos, muito dos desejos e vantazias de quem toma esta atitude invasiva. Mas, quer saber?! É uma tentação agir dessa forma!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, Maga. Creio que temos que conviver com as pessoas da forma que sabemos e nos sentimos bem, mas temos que respeitar as pessoas, seus modos de vida e opiniões.

    ResponderExcluir
  3. Ao meu ver a verdadeira questão é o incômodo, as vezes inconsciente, de querer expor sentimentos de uma forma tão simples e brilhante, de saber lidar com os ataques sofridos diariamente por toda e qualquer parte da vida, por não ter medo de parecer frágil e forte ao mesmo tempo e ainda sim expor suas idéias e ideais com personalidade!
    Meus parabéns e siga em frente com seus projetos!

    Viviane Nascimento

    ResponderExcluir
  4. É minha amada amiga, a exposição é algo às vezes um pouco complicado, a todo momento estamos sendo julgados e avaliados e, pior, algumas vezes nem foi solicitado tal julgamento a nosso respeito, odeio ser julgado e, mais ainda, quando a pessoa não me conhece.
    No seu caso essa exposição tinha que acontecer mesmo, afinal, todos precisam de uma vez por todas reconhecer o seu talento. Críticas irão acontecer a todo tempo, daí nossa capacidade de entender também o ponto de vista do outro, tarefa algumas vezes difícil... rsrsrs fazer o que né.
    Apesar de tudo siga em frente, recebo uma crítica, contesto, na classe e com respeito. Se continuo recebendo crítica e sem fundamentos, aí é porque to incomodando mesmo, os bons incomodam! Parabéns pelo blog, ele já é um sucesso!
    Hugs and kisses,
    Higor Azevedo

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto...
    Percebo que tambem não consigo viver
    sem as modernidades de hj em dia,
    principalmente a internet...

    ResponderExcluir