terça-feira, 5 de janeiro de 2010

E não houve outro jeito, o divórcio foi a solução

Hoje em dia, mais do que nunca e isso porque estou beirando os 40 e qualquer empurrãozinho eu caio nele, mesmo antes do tempo! É claro que a minha maturidade chegou tarde, especificamente, só eu e os meus amigos sabemos de verdade isso! Mas é diante disso que posso dar continuadade ao que estou escrevendo e afirmar como no início que mais do que nunca pude perceber que em determinados momentos na vida nada mais resta a não ser o doloroso e temível divórcio.
Sem nunca fazer apologias a esse estado civil, posso dizer, até me reportando mesmo ao que Jesus um dia disse é que o divórcio só surge em função da dureza do coração humano. E eu digo isso não apontando para o coração duro do meu irmão (chamo de irmão numa perspectiva bíblica mesmo), mas para o meu próprio!
E o meu próprio coração duro se divorciou uns dois dias antes da virada do ano novo, e eu não preciso ressaltar para qualquer ser humano o quanto foi difícil para mim esses momentos... Luto não é uma coisa realmente fácil de se viver... Passar por todos aqueles estágios e a dor, o choro que brota e não pára! A primeira fase é o famoso não acredito: não acredito que um relacionamento tão gratificante tenha acabado!
Bem, preciso também antes de dar continuidade ao que estou escrevendo esclarecer, até porque do contrário posso ser vítima de enxurradas de e-mails, postagens nas redes sociais das quais participo com o enorme ponto de interrogação: mas você não é casada?!
Exatamente, não sou casada e nos meus 39 anos de idade nunca me casei, faço juz a uma situação moderna muito bem representada no seriado Sex and The City, a solteira feliz! Surge, então a pergunta: porque então esse papo sobre divórcio?
Na realidade toda espécie de relacionamento traz em si a condição intrísica de um casamento. Isto é, toda relação começa num despertar, logo em seguida num conhecimento, depois num namoro e desemboca em um casamento, ou outras tantas variações de situações que podem ser vividas pelo ser humano.
Desse modo, meu divórcio começou de um relacionamento entre duas amigas que durou 13 anos e realmente foi gratificante, foi um relacionamento de trocas, crescimento, muita cumplicidade, mas foi se desgastando, poderia-se dizer por erros? Talvez não, eu diria, mas falta de retro-alimentação de perceber que relacionar-se não é em si, dado. Mas que necessita de transpiração, dedicação e, principalmente, atitudes maduras. E nos últimos, especificamente, talvez no último ano, não houve mais nada disso... E o relacionamento foi definhando, praticamente morrendo, mas não estava morto, talvez nem depois do divórcio esteja de verdade morto!
Estava muito mais para mal-alimentado que morto, talvez a melhor palavra a ser usada é desgastado, tornou-se um relacionamento desgastado. Era muito nítido que qualquer palavra qualquer gesto acabava se tornando afronta pessoal e principalmente, era muito notório o aperto na garganta, era visível de ambas as partes. Em determinados momentos parecia se engolir um enorme e talvez espinhoso sapo, ainda que eu não conheça sapos espinhosos!
E quando se está engolindo muitos sapos a tendência com certeza a vomitá-los todos! Não há como exigir do ser humano toda uma gama de bondades, como se houvesse uma exigência implícita em se pisar em ovos, essa exigência é desumana e desgastante, sua tendência natural é o rompimento abrupto desse relacionamento. Situação essa que ninguém que viveu muito tempo dentro desse relacionamento suporta, porque lembra-se que antes eram amores e que agora só restam as farpas, as alfinetadas, as frases de duplo sentido.
E quem é capaz de encarar e dar um fim maduro a isso? Não somos! Nossa covardia deixa essa situação permanecer por semanas, meses e quando menos percebemos já se passaram anos. O fim realmente só vem, quando a bomba estoura, quando o sapo é vomitado, quando apesar de se ter o desejo de ser “bonzinho” para não deixar que tudo exploda logo, então começa-se a deixar brotar toda a amargura e toda a raiva represada com frases, supostamente, amenas. No entanto, não são, e se encontram carregadas de ira, amargura e raiva e que nos colocam, apesar de todos os esforços em contrário, no campo das decisões: de um lado manter o relacionamento que já não se suporta de pé ou, por outro, romper definitivamente?!
É aí que me reporto a minha própria dureza, meu coração sofreu demais para escolher continuar, prefiri abrir, ir embora, divórcio, viver minha vida. Não estou no momento em fase de reconstrução, não penso mais nisso, a única coisa que sinto e que fiz foi colocar uma pedra e fechar essa página da minha vida, não tenho mais estruturas emocionais para refazer ruínas. Certo ou errado, muitos se perguntam, a resposta é, não há certos nem errados, alguns vão continuar e vão sofrer miseravelmente anos afim. Outros vão continuar e de repente, um milagre (acredito neles) o relacionamento volta a crescer. Eu não! Eu decidi romper e buscar novos horizontes, algo que não esteja tão corrompido pelos tempos de escassez emocional, pela falta de maturidade vivida durante incontáveis anos. Por hoje, só por hoje, como diz o AA, me sinto livre, me sinto plena e confiante para recomeçar!

Margareth Sales

19 comentários:

  1. Já sou fã de carteirinha! Parabéns por ter conseguido. E continue escrevendo, você é ótima nisso!

    ResponderExcluir
  2. Não condeno as pessoas que não deixaram um comentário! Diante de uma escritora tão eficiente como você é, as pessoas ficam temerosas de escrever alguma bobagem, hehehe.
    Quanto à reflexão, achei muito boa, madura, dura, sim, mas só quem vive momentos como esse, é que sabe como deve agir, ou reagir, afinal, toda ação espera por uma reação...
    Talvez, alguns te condenem sim pelas palavras, mas eu não... nem Jesus condenou, Ele deu uma opção, o divórcio, embora com uma palavra dura, mas existe essa opção!
    Muitos estão divorciados e não se deram conta disso, ou se deram conta, mas não querem assumir, dando vazão à covardia e à possibilidade de ser infeliz eternamente...
    Você assumiu essa realidade e isso é corajoso! O que virá depois? Só Deus sabe! Questionamentos? Muitos! Mas o que vale a pena é viver e ter a certeza de que o nosso Deus que supre todas as necessidades nos ajuda em todos os momentos, até quando estamos divorciados. E o mais duro dos divórcios é quando nos divorciamos dos nossos ideais, das nossas perspectivas, quando enterramos sonhos, projetos e não acreditamos que dias melhores sempre virão... Amizades sinceras nascerão e renascerão, amores acontecerão ao resplandecer de cada manhã e outros divórcios também acontecerão, pois eles fazem parte da vida.

    Beijo grande e que Deus te ilumine e te abençoe hoje e sempre.

    Cleide Lopes

    ResponderExcluir
  3. muito bom!
    da pra aprender com isso!
    valeu Margareth!!!
    até mais!

    Chacón

    ResponderExcluir
  4. Caramba, maga... vc é foda, só falando assim.
    Depois do livro que eu li e vc com esse texto, é tudo...

    ResponderExcluir
  5. Nossa incrível, tem gente que esta divorciado a tanto tempo que não se deu conta.
    Nosso sentimento é muito confuso, a gente pode gostar da pessoa mais o relacionamento vai se desgastando com o tempo, vai sendo empurrado com a barriga durante anos, quando damos conta já não à amor.
    Margareth muitas pessoas estão passando por isso, mais não tem coragem de descrever o que estão sentido.
    bjoss

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!! gostei do seu blog!!! para uma mente inteligente como a sua ja era tempo. Parabéns pelos textos... beijos Ana lucia

    a respeito do Divórcio!!!
    me pregunto sempre uma coisa tão linda que Deus fez foi a união, mas não somos fortes e criativas e sabias(os) para tornarem eternos, como pode !!

    ResponderExcluir
  7. É garota, colocar o sentimento em plena atividade e com criatividade, não é tarefa facil. Se vc depois de escrever tudo isso, esta se sentido bem, isso que importa, temos que estar de bem com o nosso interior, na verdade para mim isso ai não seria um divórcio, mais sim um chega pra la na desilusão. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Não vejo dessa forma quando vc fala "não tenho mais estruturas emocionais para refazer ruínas", acho que quando falamos de divórcio referindo a uma casamento, temos que considerar que é impossível não se cair na rotina, isso necessita de um investimento constante, ir embora e refazer a vida não é a solução. Até quando vai se largando um relacionamento e reiniciando outros, com certeza problemas não deixarao de aparecer. Acho que a grande delícia e mistério disso tudo, é a cada dia vencer uma diferença, uma obstáculo, é perdoar, esse é o grande prazer de qualquer relação, é ter esse poder! Considerando que amor também amadurece, começamos a ver tudo de outra forma, o amor que víamos como um príncipe, hoje passamos a ver como um parceiro de anos, aquele sexo quente, hoje não está tão quente, mas proporciona prazeres ainda melhores. São questões que nos deparamos com o tempo de convivência. Por isso digo: divórcio nunca é a solução! NUNCA! Existem meios para erguer um relaciomento fracassado, e acima de tudo já ouvi falar de um Deus que muda todas as coisas, e acredito que o casamento seja uma delas. O pouco que conheço, esse Deus diz que Odeia o divórcio, para falar isso é pq isso nãó é legal, certo?! Abraços e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  9. Que espaço bacana esse! Concordo com o comentarista acima. Sou apaixonada pelo evangelho vivo, e realmente em Malaquias o Senhor diz que Odéia o Divórcio, Ele não aprova uma aliança quebrada, por isso solteiros de plantão, fiquem atentos com as escolhas que farão, posso dizer que escolher a pessoa com quem vamos casar é uma das, senão a mais importante decisão que tomamos em nossa vida. Separar, largar, abrir mão, se sentir livre para recomeçar, esse com toda certeza NÃO É O CAMINHO, pelo menos não para um casamento. E também não de acordo com o plano de Deus nessa terra, que é a família(a Instituição mais perfeita e importante) que a cada dia que passa as pessoas a desvaloriza. Triste encontrar um casal que está para se casar, e perguntamos " E aí vai mudar o nome", e o jovem casal responde " Preferimos que não, isso dificulta na separação " e ainda dá uma risadinha. Isso é triste, a idéia que só a morte vai separá-los, está banalizado. Infelizmente os relacionamento estão cada vez mais descartáveis, as pessoas não querem mais gastar ou investir, como quiserem, em um relaciomento,simplesmente no primeiro, segundo, terceiro... obstáculo querem pular fora. Quero compartilhar mais um pensamento, amor não é só sentimento, é também decisão. Vc decide respeitar, cuidar, ser gentil com aquela pessoa, a bíblia diz que temos que amar o nosso próximo, isso é decisão. E digo aos casados, amar uma ao outro é mandamento. Maridos e Esposas procurem amá-los cada vez mais, com um olhar puro, onde não vê só os defeitos, onde não busca seus próprios interesses. Que Deus alcance e abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  10. Desculpe, anônimo 8, mas eu acho que é muito fácil colocar coisas na conta de Deus que dizem respeito apenas a nossa covardia! A gente nunca toma decisão nenhuma, diz que foi Deus e depois vem chorando para a "mamãe" porque a vida não funcionou! Novamente, desculpa se sou discidente desse evangelho de umbigo... Quero a Verdade e sabemos onde ela se encontra! Observação, o espaço está aberto, mas não é gueto, então por favor, não façam isso...

    ResponderExcluir
  11. Divórcio é a dissolução de um casamento válido, ou seja, extinção do vínculo matrimonial, que se opera mediante sentença judicial, habilitando as pessoas a convolar novas núpcias.

    É uma permissão jurídica colocada à disposição dos consortes, logo nenhum efeito terá cláusula colocada em pacto antenupcial, em que os cônjuges assumam o compromisso de jamais de divorciarem.
    Eu sei que nada disso é verdade. Como divorciar de um casamento do eu só. Eu me doei o tempo inteiro, então estou me divorciando de eu mesma. Quero viver a minha vida com intensidade. E não as dos outros. Dói esta descoberta mais se faz necessária essa separação. Espero que consigas levar adiante esta difícil e dolorosa decisão. E saiba que no final todos ganharão. Você é suficiente capaz de seguir em frente.

    ResponderExcluir
  12. Separar as vezes se faz necessário, as vezes existem voltas. Voltas, para se ter a certeza. Que acabou mesmo.
    Mudaram as estações, nada mudou
    mas eu sei que alguma coisa aconteceu
    ta tudo assim, tão diferente.
    Se lembra quando chegou um dia acreditar
    que tudo era pra sempre
    sem saber que o pra sempre
    sempre acaba. Da saudosa Cássia Eller.

    ResponderExcluir
  13. Desculpa Srª Margareth, sou o comentarista 8, e em nenhum momento pensei que esse espaço fosse um gueto, achei BASTANTE INDELICADO o comentário. Respeito a sua opinião, mas não é no que acredito, entende?! Mas enfim, somos pessoas com idéias diferentes, e acredito que muito inteligentes.

    ResponderExcluir
  14. Margareth,Como futuro pastor tenho a intensão de ganhar o mundo(pregação do Evangelho).Você quer ganhar o mundo sendo escritora,e cada um quer ganhar o mundo de alguma maneira.NA Bíblia esta escrito que adianta ganhar o mundo e perder a sua alma(MT8:36).Quero falar da alma como psique ,sede das emoções e que abriga todos os sentimentos bons e ruins.Fico preocupado quando as pessoas se fecham em uma redoma e passam a viver a vida isoladas e não deixam ser tocadas e/ou se fecham para tudo que é novo.Essa pessoa já perdeu a sua alma,um ser desalmado,fechado e sem sentimentos,é como estar vivo e ao mesmo tempo morto para a vida,e quando isso acontece,deixamos de investir na coisa mais preciosa que temos a vida,não somente a nossa,mas também a de outros que nos completam.Certa vez disse fernando Pessoa(Poeta Português): "O Poeta fingue tão perfeitamente a dor que deveras sente " e consegue expressar estas mentiras em seus poemas. Neste assunto descordo dele,somente podemos escrever sobre coisas que sentimos e que vivemos,assim colocamos nossa alma,todos os sentimentos que afloram e assim outras pessoas são tocadas com tudo que escrevemos,porque nossa alma esta naquilo que escrevemos,ou nossa vida esta em que escrevemos,porque escrevemos sinmplesmente com o coração.Se ele esta cheio de coisas boas,tudo vai bem ,você ganhou o mundo,porque as pessoas vão ler e refletir e aprender e repassar para outras pessoas ,o que aprenderam com nossas experiências,caso contrário é apenas um monte de palavras sem sentido,sem sentimento,sem vida. Estas palavras Podem até fazer sucesso,mas não produzíu nada,são apenas palavras presas em um papel.Quando escrevemos com a alma,podemos perceber que as folhas das árvores ficam mais verdes após a chuva,e paira um cheiro de terra no ar,mas se for sem alma,sem sentimento ,é apenas uma mudança de cor sem sentido.Não permita que as coisas frustantes do seu passado,inflenciem em seu presente e direcione seu futuro,pois devemos aprender com elas,então siga seus sonhos,com fé na vida e o pé bem firme no chão.
    Do seu irmão e amigo.
    em Jesus,
    Eduardo Coutinho
    Janeiro/2010

    ResponderExcluir
  15. Bem... você escreve muito bem! Passa exatamente o que muitas vezes temos dificuldade em concretizar em palavras.
    Parabéns!!! É gostoso de ler!
    Porém, não pude "divorciar" a ideia que me vem à mente quando li seu texto: Paulo.
    Sei que não é dele que está falando, aliás, percebo que quer vê-lo distante, mas ele quer se aproximar de você de "qualquer maneira" - palavras dele!
    E aí???
    Fico no meio e acabo por me desgastar.(apesar do gatinho que ele é!)

    Beijos de quem gosta muito de você (mas essa sou eu!)
    Fátima Coutinho

    ResponderExcluir
  16. ...acabei de receber a ligação dele...tá ficando chato, heim!
    Se não quiser, passe a bola...
    (pra mim rsrsrsrsrsrs)
    Fátima

    ResponderExcluir
  17. Acho que o fato de um relacionamento chegar a esse ponto primeiramente e porque existe amor! Com a facilidade que temos de partir, ficar ao lado de uma pessoa engolindo sapos espinhosos concerteza e pq existe esperança de que o amor vença! Não que devamos esperar que isso aconteça por um passe de magica, mas procurar uma conversa franca e madura para que sejam colocadas as coisas no lugar. E principalmente mostrar com o limite de cada um! E assim acontece o crescimento da relação! Viviane Nascimento

    ResponderExcluir
  18. Ótimo o comentário acima!

    ResponderExcluir
  19. Acabei de ler o texto... Vi o que sua prima falou também ai acima!
    Mas vamos ao texto e comentários, como pode uma leitura tão nítida, se alvo de controvérsia religiosa? Afinal, de contas, não vi divórcio no aspecto casamento em nenhum momento do texto.
    Porém, se tivesse também não seria contra. Como advogado já vi divórcios litigiosos que foi a opção mais saudável. Porque se dizer religioso e fazer pior do que os que se divorciam?
    Esse pastor acima, seu amigo? Quer fazer a obra de Deus ou competir com você na escrita?

    ResponderExcluir