quarta-feira, 12 de março de 2014

Crônica do facebook


Última postagem das férias! Mês que vem uma novidade: como estudei muito o semestre passado sobre folhetim, até o final do ano as postagens no blog serão um folhetim. Aguardem!

Saiu no jornal: Dona de casa se mata por causa do Facebook. Maria, 30 anos, casada, dona de casa, consultava todos os dias o seu facebook, naquele dia entrou com mais fissura. Era seu aniversário! Não tinha vida fora da rede social, até tinha um bom marido, mas só! Arrumava casa, fazia o café da manhã, ansiosa para que o marido fosse para o trabalho e entraria na internet. Lá sim, se comunicava com todos ao mesmo tempo, nunca estava sozinha, pelo menos era como se sentia. Telefone? Visitas sociais? Para quê? O site tinha todas essas funcionalidades. Conversava todos os dias com todos os seus amigos, não eram muitos. Afinal estava chegando aos trinta. Se tivesse 15 anos, com certeza, com 15 teria um perfil lotado!
Naquele dia ao entrar no facebook, já eram umas 10 da manhã, seu marido tinha saído tarde para o emprego, pois queria curtir o aniversário com a mulherzinha. Mas as curtidas que ela buscava era o símbolo do polegar para cima, no facebook. Ao acessar a rede percebeu que tinha várias notificações de aniversário, mas nenhuma dos seus dois, únicos, amigos verdadeiros, estes que no passado frequentaram muito sua casa, mas que com o advento da web foram sendo realocados somente para o ciberespaço.
Maria não entendeu, uma dor profunda a invadiu: “Como assim não deixar uma postagem no meu face, não comentar meu status?” O que ela não poderia supor é que alguns conservam, mantém e alimentam vida social fora da rede.  Não entendeu que há pessoas que nem olham o facebook, só possuem um perfil, pro forma; outros que ao perceberem o tempo que o site ocupa em suas vidas reais, só deixam a atualização do feed de noticias para os que são, extremamente, amigos. Resumindo, existe um bom contingente de pessoas que não lêem o que está escrito nessa rede de relacionamentos, portanto nem tem noção daquilo que Maria postava e nem se sentiam culpados!
O marido de Maria a encontrou morta. Chocou-se. Depois lembrou que às vezes, para conseguir a atenção dela, ele tinha que mandar mensagem inbox. Sentiu alívio. Saía definitivamente da vida virtual, para uma muito melhor e mais curtida! Atualização de relacionamento: viúvo e totalmente online na vida fora da rede.
Margareth Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário