segunda-feira, 1 de julho de 2013

Os protestos em todo o Brasil



Mais um texto vindo direto da minha sala de aula. Agora eu tenho revisor!
 
Os protestos começaram em São Paulo por causa dos reajustes do transporte público e sendo, violentamente, reprimido pela polícia, espalhou-se por todo o país. Há mais de 20 anos passados, o grito foi o de um povo calado por uma ditadura e a fala esteve presa todos esses anos. O levante foi feito por diversos movimentos sociais espalhados em todos os seguimentos do país: estudantes, professores, LGBT (antigo GLS), médicos, inclusive uma nova representação de grupo, os nerds que surgiram em função do grande avanço da TIC's (Tecnologias de Informação e Comunicação), entre outros grupos.

O movimento nerd, por exemplo, nos protestos, foi representado pelo grupo hackativista Anonymous. Esse grupo liderou os protestos na época em que prenderam o fundador do megaupload e fecharam o site, junto a outros portais associados à pirataria. Os Anonymous derrubaram o site do FBI, assim como outros causadores da caça aos sites piratas. Isso ocorreu em janeiro de 2012. Hoje, o grupo Anonymos junta-se aos protestos em todo o Brasil, seu símbolo é a máscara do personagem V do filme V de vingança, interpretado por Hugo Weaving. A máscara é símbolo contra a opressão do governo e defensor dos grupos Anarquistas, sem associar-se, atualmente, aos grupos de saques e destruição do patrimônio público vistos no movimento.

Algumas consequências do protesto já podem ser visualizadas, como o pronunciamento da presidente do Brasil, Dilma Rousseff; a truculência dos policiais no Rio de Janeiro contra os estudantes, acuando-os dentro da UFRJ; e a prisão indiscriminada dos mesmos, demonstrando sinal de temor por parte do governador do estado e o prefeito da cidade do RJ. Outras consequências, só o tempo dirá. No entanto, discordo que uma delas seja uma nova ditadura, pois não vejo em que conjuntura e de que grupo poderia surgir a tal.

Mas, há que se ter bastante maturidade diante do atual momento político e dos levantes sociais, porque, mesmo não-organizados, há grupos que gritam pela destituição do governo federal e de outras esferas, e pelos desdobramentos do mesmo. Estes movimentos, sim, são tendentes à posições ditatoriais. 

O “fora Dilma” de forma nenhuma resolveria todas as questões que foram levadas às ruas, ao contrário, a presidenta se mostrou bastante madura ao apresentar um discurso coerente com a democracia. Havia mentiras em suas palavras, claro! Mas é posição de maturidade do povo brasileiro reconhecer que não se faz um governo rapidamente e que nenhum governante somente com boa vontade conseguirá governar. A maturidade é o que fará diferença e, esta a Dilma me parece ter.

Afirmo ser definitivamente contra aqueles que manifestarem o desejo de ter a presidente retirada de seu cargo. Claro que isso é ditadura e golpe. Se queremos que a Dilma saia é só esperar pelas eleições em 2014, embora ela ainda tenha uma margem de aprovação em mais ou menos metade da população. É só aprendendo, errando e consertando que faremos um país digno! Por isso, acredito ser a hora do povo retirar-se das ruas e reavaliar o movimento para contabilizar ganhos e perdas, e almejando futuros crescimentos. Acredito que, mesmo poucas, as mudanças pronunciadas pela presidente são válidas para melhoria contínua de nosso país que não mais está deitado em berço esplêndido, mas que acordou!
Margareth Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário