sábado, 3 de abril de 2010

Sobre a Páscoa

Hoje, como em tempos passados a guerra se faz através da religião, mas religião é só uma manifestação humana de fé. Há várias manifestações de religiões, dizer que uma é certa é muita presunção do genêro humano, porque exclui a diversidade.
Eu, da mesma forma que o REM (o grupo musical) diz: Losing my religion, eu perdi minha religião, por uma série de questões filosóficos e de cunho pessoal, mas não perdi o meu Cristo, acredito hoje mais do que nunca que Jesus Cristo é Senhor e Salvador da minha vida e declaro isso para todos. Não sei o que eu seria sem ele, sei que não estou aqui para julgar religião, crença, fé de ninguém, não é o meu papel mas acredito, EU acredito em um só Deus, dividido em três, acredito na trindade, acredito no Pai, no Filho e no Espírito Santo e acredito que não sou nada sem Eles. E acredito que Jesus é Deus.
Não acredito no capitalismo e na religião capitalista, que sabemos que há muito se tornou uma religião, é das que mais tem poder de manipulação e que ganha de qualquer outra.
Mas porque falo isso, porque sabemos, Páscoa não é chocolate, ainda que seja chocólatra, mas se eu não ganhar um bombom sequer eu não terei uma Páscoa? Provavelmente, não vou ganhar bombom nenhum, não tenho namorado a muitos anos, e esses mimos vem de relacionamentos que a maior parte tem e se alegra de ganhar um Alpino, um Galack, etc. bem grandão!
Páscoa para mim não é chocolate, Pascóa é aquele momento que dividiu o calendário. O momento que os homens pediram Barrabás, na sexta ao invés de Jesus, até hoje, pedimos Barrabás, como simbolo do capitalismo, como símbolo de que a política vai mudar alguma coisa. Jesus não era Barrabás, Jesus era mais que Barrabás, Jesus fez a revolução interior, ele desplugou a humanidade da matrix, e a matrix para mim é o capitalismo, Bauman pontua em seu Amor Líquido que há pessoas que conseguem viver acima do capitalismo. Impossível? Para Bauman que não sei se conhece a Deus ou não, não é! Para mim que sou devota daquele que abriu o mar vermelho, que criou Adão e Eva (sim, eu acredito nessas histórias de “carochinha”), para mim eu sou modormo de tudo que eu tenho, nada me pertence, tudo Jesus me deu e tem dado.
Amo a Jesus mais do que tudo, mas do que a mim mesma, mais do que a minha própria vida, não sei viver sem Ele. Creio nas aspersão do sangue nas portas para que os primogênitos não fossem tocados, creio no sangue de Cristo que purifica de todo o pecado! E o pecado é o nosso desvio da vontade de Deus; “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte” - Provérbios 14: 12.
Creio tudo isso porque vim de uma dor intensa de uma infância pervesa, se Freud tem razão em usarmos a religião como fuga utópica de nossa próprias misérias, ele que continue com a razão, não vou deixar de acreditar na ciência dele porque não bate com minha fé e minha fé diz que uma pessoa como Freud foi recebido nos braços de Deus, minha fé diz que uma pessoa como Renato Russo que buscava em Deus para suas misérias está ao lado de Deus, acredito que Deus salva muito mais que a gente pode imaginar, e não vou dizer quem Deus vai salvar ou não! Sei da minha salvação, sei que Jesus volta e eu gemo e tenho dores de parto (como a Bíblia diz até que isso venha a acontecer, preciso ver Jesus, Deus Pai e o Espírito Santo face a face e não tenho dúvidas que o farei.
Na minha primeira infância eu fiquei de “mal com Deus” e eu sei o quanto fui miserável por isso, cheguei na igreja evangélica em 1988, tinha 18 anos uma vida angustiante, mas Jesus foi me curando e foi me mostrando dentro da Bíblia a minha própria vida, ele disse para mim:
“A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeus, teu pai era amorreu, e a tua mãe hetéia”. - Ezequiel 16:3.
Sou descentende de Árabe, minha raiz veio da Terra dos conflitos religiosos... E Jesus continuou dizendo para mim:
“Quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água, para tua purificação, nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas”. _Ezzequiel 16:4.
Eu nasci com o cordão umbilical envolto no pescoço e meu pai pediu pela minha mãe, ele decidiu a minha morte, ninguém olhou para mim. Continuando:
“Não se compadeceu de ti olho algum, para te fazer algumas destas coisas, compadecido de ti; antes foste lançada em pleno campo, pelo nojo de ti; no dia em que tu nasceste”. - Ezequiel 16:5. Minha infância eu passei sozinha, meu pai era o ser mais alcóolatra que conheci na vida, ele era totalmente ausente, quando ele morreu não lembrava de onde ele ficava aqui dentro da minha casa, porque ele não estava aqui, mesmo que estivesse, ele não estava. Minha mãe me esnobava nos momentos de maior solidão: “deixa eu ver a novela”, não lembro nunca de brincar com ela, não lembro nunca de eu ser criança perto dela, só lembro de tentar defendê-la das ofensas alcóolicas do meu pai, minha revolta era enorme com o destrato que ele fazia com ela, ele transmitia a ela uma visão de nada, de incompetência, nem comida ela sabia fazer e eu a defendia, passei os 32 anos que vivi com meu pai defendendo ela dele! Isso é função de uma criança?
Em 1988, quando eu estava totalmente “de mal” com Deus, e onde só havia dor em minha vida, Deus me trouxe para os braços dele:
“Passando eu por ti, vi-te banhada no teu sangue, e te disse: Ainda que estás no teu sangue, vive; sim, disse-te: Ainda que estás no teu sangue, vive.” - Ezequiel 16:6.
E desse dia em diante, eu senti, pela primeira vez AMOR, não sabia o que era, Ele modificou minha vida, Ele disse que me chamou para um propósito por meio da igreja... Não acredito no que a igreja diz, e entendi de Deus, que ele me chamou desde o início para ser escritora, então, apesar da oposição (demoníaca, humana?), não fiz um blog para que pudesse ganhar um mundo e perder a Cristo, não perdi a Cristo...
Sei que Ele se encontra comigo, sei que quando o caos se instala eu ouço o grupo Logos o grupo mais deprimente evangélico, qualquer um de fora da visão de Deus que o ouve sente depressão, eu sinto paz, eu me sinto na posição...
Estou no exercícito de Deus, não tenho medo de repreender endemoniados no nome de Jesus, não tenho medo que os demônios me acusem de estar fora da igreja ou pensar indendente de Deus, realmente, penso por mim mesmo e isso é heresia para o meio evangélico, do qual não faça mais parte, sou protestante e discípula do que Lutero descobriu.
Não sou evangélica da política corrompida de São Gonçalo que para você ter acesso, precisa dar a paz do Senhor e balançar a cabeça dizendo que concorda com tudos que eles pregam e o que eles pregam: evangelho da prosperidade! A prosperidade virá para uns com batalha suor, e às vezes, com a misericórdia de Deus, mas não virá para todos, vai ter muito gente nos morros, no submundo da comida que vai pregar o evangelho de Jesus, ainda vai existir muitos missionários morrendo na janela 10x40, a região da ásia menos evangelizada e gente de Deus de verdade. Podem zoar com a igreja evangélica, eu mesmo zoo, porque há muitos falsos lobos vestidos em pele de cordeiro, e Deus só fará a separação no fina! Mas ainda a gente lá fiel e temente a Deus e gente que vai continuar pregando e salvar os que poderão ser salvos. Jesus é o Senhor e todo joelho se dobrará diante dele, não tenho dúvidas!
Estou sempre correndo para os braços de Deus, nos momentos de maior sufoco, nos momentos de maior dor, e prefiro Ele do que os meus maiores sonhos, se Jesus voltar hoje, com certeza, largo qualquer vontade de ser uma escritora famosa, não me importarei se não tiver me casado. Porque Deus é o que me satisfaz, e quando Ele não me satisfaz é que a poeira do mundo é tão grande que preciso deixar que Ele lave os meus pés para que eu entre em contato com Ele.
Tenho problemas com Deus, só Deus o sabe, perco a fé, brigo com ele como Jacob, abri o meu joelho por causa de uma luta severa com ele, mas ele sabe que sou humana e já aprendi muito de fé, mas ainda não consegui entrar nas águas de Ezequiel e deixar que ele flua por mim... Estou buscando Deus de uma forma bem pessoal, como Lutero ensinou, sem intervenção dos sacerdotes. Deus é Deus, ele diz que se não houver quem pregue as pedras clamarão. E eu acredito na Palavra de Deus Viva, não na palavra de homens limitados!

Margareth Sales

5 comentários:

  1. lindo texto, margareth.
    A pascoa deve ser muito mais que ovos de chocolate, a pascoa deve ser lembrada como um momento de mudança.....mas Deus é misericordio tens razão.

    Fique na paz!

    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  2. Interessante o teu texto sobre a páscoa. Mais o que me impressionou o fato em um determinado trecho do texto onde você coloca o fato de ter nascido com o cordão umbilical envolto no pescoço onde pode ser óbito para ambas mãe e bebê, e aí que posso te dizer, eu também, e minha mãe corremos este mesmo risco meu pai decidiu por nós duas ao ser consultado, disse ao médico salve as duas, e assim foi com a fé em cristo jesus estamos aqui e somos grandes amigas. Gostaria muito de pedir a você que no dia das mães escreva sobre este assunto, leio sempre os seus textos e quero muito ler sobre esta parte de nossas vidas onde o amor de Deus por nós foi incondicionalmente grande, dependendo do amor dos nossos pais. Você afirma que seu pai opta por sua mãe será? Faça uma reflexão sobre este tema e com certeza descobrirá que só Deus e que nos da vida e só a ele cabe decidir por nossa morte. Beijos querida e amada escritora. Amo de paixão seus textos.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe, mas só agora pude ler.
    E pra variar você brinca com as palavras...
    sempre polêmica, sempre sincera e acima de tudo determinada. Parabéns!
    Vou deixar somente uma opinião: Os homens são falhos sim, e a igreja, como é formada de homens imperfeitos, também não é perfeita, mas creio que a igreja ainda seja o instrumento mais eficiente para nos aproximar de Jesus, da salvação eterna, e nos estimular a viver de forma digna segundo a vontade de Deus.
    Parabéns pelo texto!
    Que Deus continue te abençoando!
    E que a cada dia você possa ter mais e mais experiências com Deus.
    Beijos
    Cleidoca

    ResponderExcluir
  4. Amiga, seu texto é um tapa na cara de qualquer um que acredite que ir a igreja vai fazer com que ele vá para o céu. Igreja não salva ninguém, tem muito ladrão, assassino e todos os outros tipos de bandidos dentro da igreja. Não estou falando de igreja específica, você sabe que sou católica. Li o livro A Cabana, no livro Jesus fala que não criou nenhuma religião. E é verdade! Nós criamos os títulos, as marcas. Ele só criou a Igreja, mas para ser uma comunidade de fé, unida pela fé. Deus coloca as pessoas no nosso caminho e vc sabe que pode contar comigo no que precisar. Beijos, amiga.

    ResponderExcluir
  5. Estou bastante cansada de ver e ouvir tanta coisa absurda acontecendo dentro das igrejas. São pastores pedindo ofertas estipuladas, aceitando pra isso, cartão de crédito, débito, cheques... padres pedófilos, líderes abusando da fé de pessoas ingenuas!! Uma verdadeira vergonha e falta de temor a Deus!! Mas cada um, em seu devido tempo vai prestar contas com Deus. Penso como vc, tenho Cristo no meu coração e para isso não preciso estar dentro da igreja, q está tão corrompida! Se encontrar um grupo de oração, participarei com gosto, pois será somente a busca por Deus.

    ResponderExcluir