domingo, 14 de fevereiro de 2010

Antropologia de uma noitada de Carnaval

A noite possui essa capacidade de revelar a insanidade das pessoas... A noite de Carnaval muito mais... Pois se de médico e louco todos temos um pouco, as noitadas da vida despertam não o médico, mas o louco, esse que aprendeu, me pergunto onde e com quem? Que a melhor felicidade da vida é chapar!
Para mim mais parece um anestésico sobre a política do Lula, o preço que a Ampla cobra pela conta de luz, a eterna dúvida entre ter um ar-condicionado e não poder usá-lo, porque a luz vai a pico, entre tantas outras mazelas que esse povo, onde o comercial enaltece que somos brasileiros não desistimos nunca, padece...
Na minha concepção sair de horas de trabalho pesado, para um happy hour onde podemos chapar não é sinal de força, mas que ALGUÉM já desistiu há muito tempo...
Aí, finalmente, chega aquela semana que todos os brasileiros passam quase 365 dias esperando: a semana do Carnaval, e que semana agitada, onde todos ficam tão felizes... Será? Bem, pelo menos há 39 anos eu vejo malas passando, pedidos de colchonete emprestado e aquele sorriso orelha a orelha, onde se diz: “a semana mais feliz da minha vida chegou, finalmente, uffa!”
Será que é assim mesmo? Ou será que mais uma vez compramos mais um pacote pronto do nosso famoso capitalismo selvagem? Sim, depois que todos chegam posso dizer que as notícias das maravilhas que aconteceram nesse Carnaval excederam a qualquer sensor de felicidade. O engraçado? Todo ano excede... Qual é desse sensor? Fico com uma cara meio desconfiada para ele, porque o ser humano não é um bichinho domável que aceita a mesmice com facilidade, nosso coração pulsa pelo desejo, segundo a filosofia, e este desejo sempre se encontra um patamar acima de onde estamos. E diante de tudo o que me contam e de como foi esse tão “maravilhoso” Carnaval, me parece apenas a repetição do Carnaval passado... Ou melhor, parece alguém repetindo pela 37.689 vez que “é praver e não para comer” e todos caindo na gargalhada, pela 37.689 vez. Estão me vendendo gato por lebre?
Meus neurônios se põe a pensar agora sobre essa motivação tão intensa para com o Carnaval. Acontece assim: na primeira parte desse processo, se encontra a preparação, para alguns começa às 19, 18h, para outros às 22, 23 horas. Atualmente, é mais geral o horário mais tarde. Depois da preparação vem a apreensão: será que hoje vou me dar bem? Esse é o Carnaval dos solteiros, o dos acompanhados beira a música, atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu?! Ops! Será que estou morta, na realidade fantasiada de noiva cadáver até me sinto com esse joelho suturado e seus 19 pontos, mas... voltemos a crônica.
Depois da preparação e da apreensão cai-se no mundo, são saltos altos ou baixos, de acordo com o estilo, vestidos sexys ou shorts sexys, carnaval combina mais com shorts e decotes. Excesso de maquiagem, chaves de carro balançando e o poder de ser um cavalheiro e bancar a noite da dama. Não estou me referindo as excessões e sim as regras, aí há uma infinidade de variações que ficam por conta da contingência humana.
Chega a noite e, tudo preparado para chapar, ou seja, ficar doidão, chegou o momento da onda, do barato, na época da minha mãe o barato envolvia lança perfume, hoje tem um montão de outras substâncias para se entorpecer uma noite que diz-se ser sinônimo de alegria. É um tipo de vida, e é o tipo de vida da maioria, o que pressupõe que você não fazendo parte da maioria é dissidente ou mané?!
Bem, no momento me sinto a menos manés das manés, bem conformada com o fato de que levei um tombo, meu joelho abriu, não quebrou nada, mas tenho dezenove pontos e um joelho que não pode se dobrar, pelo menos nos próximos 10 dias, senão os pontos estouram... E mesmo assim, não sinto nem um pouco a falta da agitação do Carnaval, disse via msn que iria aproveitar para estudar, ler, a contra-resposta: “ainda bem q vc curte fazer isso né”, tenho para mim que o tom foi... PERDORA! Fiquei passada, mas é natural, estou acostumada a ficar passada com o que as pessoas consideram, em outras palavras, EM QUE as pessoas investem...
Sou questionadora, adoto uma posição crítica em cima desse mundo embrulhado em papel celofone que te vendem, dar não! Nada aqui é de graça, tudo tem um preço! Como o ser humano consegue sobreviver ou mesmo viver com tanta degradação, com tamanha capacidade de se vender ou de comprar qualquer coisa, qualquer um, sem questionamentos. Alguém fez muito mal a humanidade e uma coisa garanto, não foi Deus!
Quem são essas pessoas que vemos à noite no Carnaval? Quem são essas pessoas que NUNCA poderiam se ver suturadas em pleno Carnaval e destituídas do poder de colocar um salto (para as mulheres), chapar (geralmente para os homens), não pegar ninguém no Carnaval? Quem são esse seres que vagam a procura do melhor bar, do melhor Carnaval, seja ele na Sapucaí, em Arraial do Cabo, Cabo Frio ou Saquarema, ou também do melhor encontro, para alguns só o amasso, para outros uma noite digna do Kama Sutra? Como se diz a música o que se espera de um sabádo à noite? Sexo, com ou sem bebida sai-se para encontrar um parceiro sexual em potencial, nada mais, nada menos.
E assim se vive, e assim se compra um pacote pronto de vida e assim se sabe que se você, reles mortal fugir a regra, o Capitalismo com todos os seus desdobramentos vai cair de pau em cima de você! A pergunta mais profunda... Isso tudo gera felicidade? Esse Carnaval que me contam, que foi ao auge da excitação, essa transa gostosa com o cara ou a mina mais gostosa, era realmente o que se buscava, respondeu a todos os anseios e questões dos 15, 18, 25, 30, 45 anos vividos? As relações humanas são bem mais complicadas, a felicidade verdadeira exige muito mais, ela nem sempre é tão fácil assim, e por ser mais difícil e mais reflexiva do que se queira o caminho mais fácil, do tipo Leão da Montanha, Saída pela esquerda, com certeza é entorpecer-se.
Entorpecer é sinônimo de não sentir e isso eu não precisa repetir pois estamos “carecas” de saber... Eu posso resumir o que esse contingente busca no Carnaval ou nas noitadas: encontros, talvez até para aqueles que já tem seus parceiros, porque talvez eles queiram o encontro com um novo emprego, representado por um novo chefe em potencial que este conheceu numa balada da vida, probabilidades? Existem, não vou apresentar números...
Encontros então é a resposta para o ser humano... Encontros é o que se busca, tem gente buscando um encontro espiritual, outros o carnal, há os que buscam um encontro consigo mesmo há anos e nem se deram conta disso... Mas a dura realidade apresenta encontros e desencontros. Como viver apesar de? E a receita é... NÃO HÁ RECEITAS! E fim de papo... Agora, me deixem em paz e não venham me trazer receitinhas prontas de felicidade e nem olhar enviesado porque eu estou curtindo o meu Carnaval vendo DVD, lendo, estudando e escrevendo... E tenho dito!

Margareth Sales

12 comentários:

  1. "Agora, me deixem em paz e não venham me trazer receitinhas prontas de felicidade e nem olhar enviesado porque eu estou curtindo o meu Carnaval vendo DVD, lendo, estudando e escrevendo... E tenho dito!" Muito bom :D

    ResponderExcluir
  2. "Agora, me deixem em paz e não venham me trazer receitinhas prontas de felicidade e nem olhar enviesado porque eu estou curtindo o meu Carnaval vendo DVD, lendo, curtindo amigos em casa,vendo tv e comendo lasanha..." Nada melhor do que fazer o que queremos e temos vontade, independentemente do que a maioria acha "MARAVILHOSO"!

    Viviane Nascimento

    ResponderExcluir
  3. É verdado carnaval possui todo um lado comercial, tipico do sistema social que vivemos, mas que festividade atual nao tem esse carater? Na verdade o que me chamou a atenção na sua crônica foi o comentário no qual voce sentiu q te chamaram de perdedora. O carnaval além do aspecto ecomonico tem o seu carater social, pois é esperado que, nestas época, todo o ser humano saia para buscar a felicidade, seja o que quer que a passoa entenda como felicidade. No senso comum, a noção de felicidade se confunde como alegria e satisfação. esta noçao equivocada gera todos os excessos que voce comentou mas é preciso nao perder de vista dois pontos: primeiro, que nem todos os que vão para as festas de carnaval sao devassos e que muitos que conhecem a moderação. segundo, que a felicidade é um estado de espírito e que pode ser encontrada em qualquer lugar, desde que voce conjungue os fatores que lhe permital alcançar tal estado de espirito que é um mix de paz e satisfação.

    Walter Barreto

    ResponderExcluir
  4. O Carnaval é uma das comemorações mais esperadas pela maioria, mais até do que a virada de ano ou nosso próprio aniversário, é o santo remédio (made in brazil) para o povo e faz sim seus milagres: apaga de nossas mentes os problemas de nosso País, e nos faz acreditar que tudo pode ser fantasia. Só que este remédio tem data certa, uma vez por ano, para ser tomado. Talvez por isso a maioria não quer ficar parado e logo vão atrás,mas acabam se deparando somente com os tais "encontros" e realizando suas fantasias ( amorosas, financeiras, profissionais, etc...), e no final, mesmo aqueles que dizem odiar o Carnaval acabam o aproveitando, cada um do seu jeito!


    Agora quanto a "chapar" , o Carnaval é só mais uma desculpa!


    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que quem viaja no carnaval é pobre. Ou viaja para mostrar aos amigos que eles também viajam, não importa para onde nem como e o que fazem. Amei a parte a que se refere em ficar e casa vendo DVD's. O que é o melhor quem sabe aquela galera que viajou vai até te pedir uma merrecas emprestadas rsrsrsrs. O pior é aguentar eles dizendo que tudo correu muito bem!...
    O que é mentira geralmente tuda dá errado e nada acontece do jeito que planejamos, ter que aguentar eles dizendo que tudo foi muito bom! Quando sabemos que geralmente dá tudo errado. Mas tudo bem, amei o texto. Feliz Carnaval! Só para não ficar diferentes dos que viajaram. Beijos
    Mary Rosane

    ResponderExcluir
  6. Adoro carnaval! Adoro fazer as malas, ou ver o DVD pela metade de Sex and the City, ou dormir cedo, ou aproveitar o feriado pra adiantar a matéria da faculdade, ou pegar insolação. Adoro fazer o que quiser e não me sentir incomodada por ser EU o ano todo, inclusive neste apêndice que é o Carnaval. Os carnavalescos, esses já não me incomodam mais. Sendo EU, chapo no goró quando estiver afim, flerto quando o carinha for interessante, me acabo de dançar em qualquer festa ou dançando na frente do espelho mesmo, sozinha e bem acompanhada. No Carnaval dá pra fazer o que quiser - como nos outros dias do ano. Dá pra continuar fingindo ser a SUPER GOSTOSA (a nova heroína do séc.) e dá pra ser a chata que gostaria de ser a SUPER GOSTOSA, mas que não sofreu nenhuma mutação com Criptonita ou Silicone. Ah, dá pra continuar sendo você mesma, que como revelou muito bem minha AMIGA nesta crônica: dá pra ser/estar feliz por ser o que se é.

    Viva o Carnaval!!! E viva os outros 364 dias do ano!!!

    ResponderExcluir
  7. Poucos sabem que Carnaval é sinônimo de férias. E quando estamos de férias fazemos tudo o queremos fazer. Uns preferem ficar sob o efeito da cachaça, sair beijando todo mundo, ir atrás de um trio elétrico... e outros preferem lêr um bom livro e assistir um bom filme. Cada um escole o seu jeito de se divertir nas férias e por mais que os outros te julguem, vc deve fazer o que te faz feliz. E se seu jeito de ser feliz não é seguir o senso comum, VC REALMENTE FAZ A DIFERENÇA, e por causa disso lhe dou parabéns!

    bota sua estrela prá brilhar (vc vai longe)

    ResponderExcluir
  8. Eu acho o Carnaval maravilhoso, não pelas noitadas regadas de cachaça ou pela facilidade de conseguir uns beijinhos mas pq o carnaval é a nossa cultura é uma coisa que representa o Brasil, com toda sua riquesa e diversidade eisso é um mérito nosso, ve gente de todo mundo aplaudir a nossa festa!!!! Eu acho que esse é o momento de se divertir, seja lá como for, no carnaval vc pode ser o que quiser!!! Inclusive ser vc mesma coisa que muitas vezes agente não é. O importante e se fazer o que gosta!!! Ainda bem que ninguem é igual senão isso aqui seria um tédio!!!!


    Priscilla Pinheiro

    ResponderExcluir
  9. Não tenho nada contra o Carnaval, reconheço que é uma das festas mais populares da cultura brasileira e que atrai a atenção de outros países. Momento de "inchaço" da economia em determinados setores e sem contar nos empregos indiretos proporcionados por ele. Também vejo o carnaval como sinônimo de férias e férias cada um curte a sua forma e condições financeiras. Hoje o carnaval tem um significado diferente para mim, vejo como férias e uma forma de reencontrar amigos, antes ficava agitado querendo saber pra onde iria, pensar carnaval e ficar em casa era sinônimo de derrota, tinha que viajar, como se isso significasse que o meu carnaval tinha sido o melhor, hoje não pela minha mudança de postura em relação ao dinheiro mas acredito que viagens de carnaval (região dos lagos)é "coisa de pobre" que se propõe a pagar quantias absurdas por hospedagens e na maioria das vezes a qualidade e conforto não compensa. Isso é diversão? Não para mim, hj busco qualidade em cada minuto de liberdade que tenho. Nos dois últimos anos fiquei aqui e curti o carnaval do Rio, adorei!
    Como vc diz no texto o carnaval é sim um momento que as pessoas saem a procura de ENCONTROS, alguns sabem o que procuram, outros não. Para aqueles que se jogam na festa sem motivo, restará a quarta-feira de cinzas pra entrar em depressão e ficar triste porque acabou, para os outros o gostinho de férias bem aproveitada que acabou e quer mais.
    O importante é fazer o que se gosta e curtir o momento sem culpa.
    Higor Azevedo

    ResponderExcluir
  10. O carnaval é tão bom quanto qualquer feriado, se for prolongado então... excelente!!! E como qualquer brasileiro, esperarei pelo próximo (feriado, é claro, sendo ou não carnaval). Dias de sossego, de sair da rotina de trabalho, dias de acordar tarde.... uma delicia!!
    Valorizo o feriado, e quanto ao carnaval? fico penalizada como o vejo, com o que vi neste último, menininhas se vestindo como prostitutas, menininhos bebendo até cair... escrevo no diminutivo, porque é o q eles são: menininhos e menininhas que acreditam q já são adultos (eles ainda vão ter uma surpresa!)
    E é isso ai, gostei do texto! Gostaria q mais pessoas tivessem o mesmo pensamento e não fossem massa de manobra do comércio.
    Mas desejo também que todos curtam bastante os feriados como quiserem, na praia, dormindo, assintindo um DVD, com o amigos, os namorados, mas q façam em paz e principalmente com saúde.

    ResponderExcluir
  11. O caranval p/ mim é uma data como outra qualquer,
    mas sem duvida uqe me divirto muita nessa epoca, não só pela facilidade de ficar c/ varias mulheres na msm noite, mas tambem pela semana que esqueço o escritorio e desestresso das responsabilidades dia um dia normal...
    Muito bom essa epoca, mas tem outros feriados que são bons tambem...
    É claro tudo isso é devido a capitalização e a manipulação de massas que os meios de comunicação fazem c/ a gente... rsrs

    ResponderExcluir
  12. O carnaval, assim como qualquer outra data comemorativa do ano é esperada por muitos por um motivo simples: é o momento de se desligar do cotidiano e aproveitar! Agora, se a pessoa vai ou não aproveitar esse momento, depende dela mesma!
    Tem pessoas que simplismente não gostam de datas comemorativas, mas os motivos são altamente pessoais, e não cabe a ninguém julgar.
    Eu, particularmente, adoro qualquer data comemorativa, mesmo achando que devemos 'comemorar' cada dia.
    O carnaval, em especial, porque podemos vestir roupas que não vestiríamos em qualquer outra época do ano, encontramos festa em qualquer canto da cidade, etc, etc, etc! E não porque se pode 'chapar', transar. Só pelo simples prazer de se divertir, sem se preocupar em acordar cedo no dia seguinte!
    E essas datas nos trazem animação até antes delas chegarem! Gente, não é o máximo você poder ter dias para extravasar tudo aquilo guardado num ano inteiro?
    É lógico que 4 dias de carnaval não vão fazer de sua vida mais feliz, ou menos feliz!
    Mas o que creio com afinco é que precisamos desses pequenos momentos de alegria, de descontração, para não pirarmos, para sermos felizes (ou pelo menos um pouco mais).
    Porém, cada um sabe o que lhe dá prazer, e 'momentos de alegria'!

    ResponderExcluir